Má decisão

2025-08-22 03:00:00
E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
1 Samuel 8.1
O envelhecimento é algo normal e acontecerá a todos, a menos que alguém faleça antes de chegar a essa fase. Por isso, é comum as pessoas fazerem um testamento para promover a divisão correta dos seus bens, evitando disputas entre os herdeiros e assegurando que recebam a porção que o testador achou justa para cada um. Ao envelhecer, o profeta Samuel parece ter pensado no futuro dos seus filhos; então, ele os constituiu juízes sobre Israel. Porém, o ministério não vem por herança!
Sempre acreditei que Deus é Quem deve constituir aqueles que ocuparão as posições na igreja, quando partirmos para a Glória. Hoje, não há essa prerrogativa de dá-las aos filhos e familiares. A oportunidade é para todos os fiéis ao Senhor. Se deixarmos que Ele decida quem continuará a Sua obra, certamente seremos felizes em todos os sentidos!
A obra do Senhor precisa de pessoas entregues de corpo e alma; assim, ela se espalhará pelo mundo todo. Quando colocamos alguém próximo a nós, sem o dom celestial para dirigir qualquer setor da igreja, ele será um fardo difícil de suportar. Quem chega a ocupar um cargo de direção na casa de Deus deve ter a chamada para tal e muita experiência. Vigiemos e oremos!
Não posso julgar um profeta do calibre de Samuel, para que minhas palavras não fiquem contra a decisão dele. Porém, examinando o procedimento dos seus filhos, observamos que muitas pessoas foram prejudicadas, e eles haverão de responder por isso no tribunal de Cristo (1 Sm 8.1-3; 2 Co 5.10). Os líderes atuais só deveriam nomear indivíduos capazes de assumir um posto dentro da congregação. Lembre-se: o poder corrompe o fraco!
Outro fato a observar: o diabo tentará aqueles que estiverem em alta posição, para que se desviem e caiam em pecado. Muitos não resistirão à tentação e cometerão erros. Já os que se mantiverem limpos até o fim sofrerão tentações, mas não sucumbirão a elas, pois sabem a Quem podem recorrer: Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hb 4.15).
Ninguém deve desejar ser algo para o qual não foi chamado nem preparado. Caso contrário, cederá ao mal e se sujará no pecado. O diabo veio pessoalmente tentar Jesus com propostas fortíssimas, mas o Salvador não Se curvou a elas (Mt 4). Assim como Ele, os preparados para exercer qualquer função eclesiástica passarão com nota dez. O final dos dois filhos de Samuel não foi bom para eles nem para a obra!
Que o Senhor oriente todo pai, líder na igreja, a ser cauteloso! O bom pai é, primeiro, bom servo; para ele, tanto faz ser um familiar seu ou não a ocupar uma posição de destaque na obra. Essa pessoa precisa ter sido chamada pelo Altíssimo e instruída a cumprir essa missão importante na condução do povo de Deus.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor da obra! Preside sobre a Tua casa e mostra-nos os servos que Tu chamas e ensinas. Indica-nos aqueles que tens preparado para a transição, a fim de que a Tua Igreja não sofra prejuízos.
Longe de nós apresentarmos pessoas para desempenhar funções importantes na Tua Igreja! Quem seria sábio o bastante para ver o que Tu vês e fazer tal escolha? Não podemos impor o nosso querer nem ir aonde não nos tens enviado. Tu és o Único a fazer tal indicação!
Jamais podemos fazer a nossa vontade em detrimento da Tua. Tu és a Verdade e a Sabedoria em Pessoa. Aponta-nos aquele que tem o Teu aval. Tu sabes como os Teus servos devem agir quando o inimigo se esforça para prejudicar a Tua seara!