Morada de Deus

Foto: Zak Boca

No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Efésios 2.22

Após a conversão, vem o dom do arrependimento, quando a pessoa reconhece o quanto pecou por ir atrás do diabo, confessa suas iniquidades e é liberta da servidão a Satanás. A partir de então, ela começa a ser edificada como morada de Deus no Espírito, isto é, o espírito dela recebe o de Deus, por intermédio do batismo no Espírito Santo. Quanto mais der atenção às Escrituras, mais perceberá, pelas respostas do trono de Deus, que Ele habitará nela.

A obra de Deus é feita junto com os irmãos, para que ninguém se orgulhe de ter o Senhor operando por intermédio de Seus servos. Discriminar alguém não é atitude do nosso Pai, e sim do homem, que mostra as suas preferências pessoais. Jesus abençoa aqueles que ensinam a Verdade e a fé aos membros do Seu Corpo e não só a quem demonstra querer aprender e progredir!

O segredo para não ter a sua casa vazia, mas, sim, desfrutar do privilégio de ter Deus morando no seu espírito, pode ser visto na seguinte declaração do Mestre: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo 14.23). Um coração sem a presença do Senhor prova que a pessoa não O ama nem se preocupa em mudar seu estilo de vida para agradar a Deus! 

Guarde a revelação do versículo que falou à sua alma. Desde o momento em que você entendeu o recado divino e abriu o seu coração, o Pai e o Filho passam a habitar o seu ser. O Senhor só ficará fora da sua vida pela sua rebeldia de não se interessar em tê-Lo em você. O bom Pastor nutrirá Suas ovelhas com o Pão do Céu, se elas estiverem dentro do Seu aprisco. Serão saciadas com a Água viva e viverão seguras nas mãos de Deus (Jo 7.37-39).

Se a pessoa abandonar a missão dada por Deus, Ele lamentará tal decisão, mas não irá atrás dela, que se deixou levar conscientemente por uma razão carnal. O jovem rico ficou triste com Jesus e seguiu o caminho do precipício da vida sem fé: Mas, ouvindo ele isso, ficou muito triste, porque era muito rico (Lc 18.23). Sua riqueza era maior do que a felicidade eterna, a qual não se compra com nada. O que você diz?

Na sua edificação, Deus só usará “tijolos” de luz, porque a sua vida deve refletir o resplendor celestial sem qualquer sinal de pecado (Fp 2.15). Portanto, esforce-se para não cair em tentação. O diabo está sempre à espreita para envergonhar você, examinando seus desejos para fazer as suas propostas. Nada melhor do que viver em santidade; do contrário, os pecados apagarão os seus sonhos, riscarão o seu nome do Céu e o tornarão réu do Inferno. Fuja do mal! 

Ao dizer que somos edificados juntamente para sermos morada dEle no Espírito, Deus demonstra que precisamos dar atenção a quem nasceu de novo, pois é nosso irmão e parceiro na realização da obra divina. Jamais evite qualquer pessoa conduzida até você para fazê-lo cair em tropeços. Anuncie-lhe o Evangelho que cura, liberta e salva. Permanecendo em Cristo, ninguém se perderá nem se afastará do plano do Senhor.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor, Edificador da Tua morada! Tu nos ajudarás a edificar a Tua casa, pois, sem Ti, nada poderemos fazer. Queremos ser instruídos em tudo, vivendo para Te dar o devido louvor. Clamamos pelo Teu amor, Teu poder e Tua unção!

Além de nos salvar, Tu nos preparas para sermos a Tua morada. Quem nos vir concluirá que tomamos a melhor decisão: ter a Tua presença em nós. Queremos essa bênção urgentemente para Te agradarmos!

Agora, recebendo as Tuas advertências sobre os perigos e o perdão pelos nossos erros, podemos dizer que somos Teus. Já vencemos o diabo, porque o Maior vive em nós e jamais temeremos aquele que está no mundo. Em Cristo, somos mais do que vencedores!