Morreu a seu tempo

Foto: Thomas Bormans

Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.

Romanos 5.6

Antes de sermos salvos, éramos fracos, porque Jesus ainda não tinha morrido por nós. Agora, somos fortes, pois a salvação providenciada por Ele nos alcançou e nos separou da perdição, levando-nos a viver na luz. Com isso, jamais pereceremos (Jo 5.24). Somos o povo de Deus e cidadãos do Seu Reino de amor e paz, para onde Cristo nos levará (1 Ts 4.14-18). Portanto, jamais se envolva com o pecado; do contrário, você será impedido de ir para a Glória!

As pessoas do Antigo Testamento confessavam que eram fracas, porque a Lei de Moisés não agia para recuperá-las. Ela era boa para quem pretendia cumpri-la em todos os seus quesitos, dando-lhe a vaga esperança de que seria recompensado, embora não prometesse a vida eterna. A lei da liberdade, o Evangelho, age para recuperar as pessoas. A Bíblia diz: Forjai espadas das vossas enxadas e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte (Jl 3.10)!

Na Palavra de Deus, está escrito que Cristo morreu a Seu tempo. Isso significa que era tempo de Ele vir ao mundo, a fim de tomar o nosso lugar e dar a Sua vida para salvar o homem da queda de Adão. Jesus veio para morrer; por isso, quando algumas pessoas culpam os judeus pela morte dEle, é preciso dizer que esse foi o plano de Deus. Senão, o homem não seria redimido da perdição na qual nasceu (Is 53.4-6). Necessário vos é nascer de novo (Jo 3.7).

O novo nascimento precisa ser ensinado a todos. Sem a recriação do espírito, o homem não é liberto das opressões que o prendem à força do pecado. Ao aceitar Jesus como Salvador e Senhor, o indivíduo recebe o poder de ser feito nova criatura, quando seu espírito é refeito por Deus (Jo 1.12). Não é curado, melhorado ou morto, e sim refeito com todas as habilidades necessárias aos salvos. Ele nasce de novo (2 Co 5.17)!

Após a decisão de se entregar a Jesus, a pessoa passa a ser nova criatura, mas possui o mesmo corpo e a mesma alma – mente e emoções. Ela recebe o poder para se tornar filha de Deus. Só que o velho homem só será salvo, se o seu espírito for recriado. O Mestre foi claro: Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus (Jo 3.5). Tudo isso é pela fé!

Cristo morreu a Seu tempo pelos ímpios. Sem a regeneração operada pelo Espírito Santo, ninguém verá o Senhor. O novo nascimento é essencial para se entrar no Reino onde não há pecado. Deixe o Espírito Santo entrar na sua vida e se seja um fiel filho de Deus. A Escritura Sagrada diz: Tudo é possível a quem crê (Mc 9.23). Então, encha-se de fé e faça todas as coisas cooperarem para o seu bem (Rm 8.28).

Os ímpios não têm temor a Deus. Alguns já seguiram a fé que receberam ao ouvir a Palavra, mas, depois de algum tempo, cansaram-se de viver ao lado do Mestre e cederam ao pecado, aos clamores dos demônios, e o pior: passaram a negar o Senhor. É preciso entender o amor de Jesus por essas vidas, que precisam crer no sacrifício de Cristo em favor delas, para que voltem para Ele!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, eterno Pai! Tu dizes que Cristo morreu pelos ímpios, pagando tamanho preço por quem decidiu ser do diabo. Como isso veio de Ti, entendemos que Tu desejas salvá-los do lago de fogo e enxofre!

Pelo aspecto humano, não dá para aceitar que Jesus sofreu em favor daqueles que iriam para a destruição eterna. Porém, vendo muitos voltarem para Ti, não há mais o que falar: eles também merecem ser salvos e santificados por Ti!

Agora, podemos dizer que somos fortes, pois quebramos os laços do inimigo e, com isso, vemos o Teu grande amor ser demonstrado em Cristo. Ele não negou de ir à cruz. Para a salvação se completar, Ele teria de morrer. Pai, somos gratos pelo Teu amor e pela Tua misericórdia!