Mudança necessária

Foto: Alex Woods

Faze, pois, segundo a tua sabedoria e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz.

1 Reis 2.6

Parece que estamos anestesiados contra o Evangelho, porque o aceitamos, mas não cremos nele ou não o usamos para o nosso bem e o do próximo. Ele é a lei da liberdade, na qual o indivíduo é juiz de si mesmo, pois basta pensar mal de alguém para sentir o desejo de melhorar a sua conduta. Além disso, ao se lembrar de algo praticado no passado que prejudicou a outrem ou desonrou a sua metade, ele ora e se acerta com a pessoa (Mt 5.23-26).

O ódio que tomou conta da pessoa que sofreu o prejuízo e começou a orar para que o seu ofensor nunca fosse bem-sucedido passa, e, por liberar perdão, ela é abençoada por Deus de modo extraordinário (1 Sm 2.3,4). Lembre-se: o Senhor não deseja a perdição de ninguém; afinal, Ele enviou Seu único Filho para morrer na cruz em favor de todos. A obra de Cristo engloba a humanidade; ninguém está excluído da salvação (1 Tm 2.3,4).

Quando uma pessoa tem amor pelas almas perdidas – que, infelizmente, não têm sido o foco das orações dos salvos –, ela se dispõe a ministrar a Palavra e, com isso, torna-se alvo do cuidado do Pai. Aqueles que se dispõem a anunciar a salvação e tudo o que está incluído nela (cura, perdão, paz e prosperidade) são guardados dia e noite (Lc 12.4-7). Tocar em um evangelista é tocar nos olhos de Deus.

A respeito da vontade do Senhor, o apóstolo Pedro disse de modo sábio: O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se (2 Pe 3.9). Nada é mais distante da Verdade do que a teoria da predestinação, a qual afirma que, se alguém está marcado para ser salvo, ele o será, mas, se estiver marcado para a perdição, nunca se converterá.

Quem não teme a Deus desconfia da Sua Palavra e a interpreta pelo que acha certo. Ora, nenhuma passagem bíblica se chocará com outra. As declarações humanas sobre o que o Senhor disse não têm valor algum. Ora, se Ele predestinou alguns à salvação ou à perdição, não precisamos evangelizar. O máximo é abrir uma igreja, visto que os destinados à salvação virão e se juntarão a nós. Grande engano do diabo!

Toda pessoa salva sabe que a sua conversão não foi simples. Ela passou por tentações que quase a fizeram se desviar, mas entendeu que elas vinham do diabo no seu esforço para não perdê-la. Quem se baseia na filosofia da predestinação não conhece o Senhor e, provavelmente, encontra-se entre os convencidos e não no grupo dos convertidos. A Bíblia fala da conversão como arrebatar almas do fogo (Jd 1.23).

Quando a igreja clama, Deus envia os perdidos e dá graça ao pastor para ser usado por Ele, a fim de conduzi-los a Cristo. Quando os irmãos se unem ao líder, e este se entrega ao Senhor em oração e ao estudo bíblico, empregando toda a sua fé, as pessoas encontram o que procuravam e são salvas. O pastor deve zelar pelas ovelhas do Senhor, para que nenhuma se perca.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da Igreja de Cristo! Como pode alguém desmerecer o nosso trabalho em Ti e no Teu Espírito, para arrancar do diabo vidas dominadas pelo pecado? Somos a Tua Igreja que deseja salvar todos, para que Tu sejas glorificado no Teu Filho!

Aviva-nos dia a dia e visita-nos na leitura bíblica e na oração. O nosso ministério deve ser como planejaste. Fomos enviados para o meio de lobos devoradores. É operante a Tua unção derramada sobre nós para tirar almas do vale da indecisão e perdição!

Ainda não estamos satisfeitos com o que podemos fazer e, sem dúvida, Tu também não estás, ao veres poucas conversões. Pai, clamamos por sabedoria, pois como podemos ir pelo mundo falar do Teu amor, se não sabemos o necessário para revelar a Tua Palavra?