Mudou o coração de Deus?

Foto: Jametlene Reskp

2024-04-25 03:00:00

Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como Admá? Pôr-te-ia como Zeboim? Está mudado em mim o meu coração, todos os meus pesares juntamente estão acesos.

Oseias 11.8

Foi difícil para o Senhor deixar Seu povo ser levado cativo não mais pelo Egito, e sim por um povo pior do que os súditos de Faraó: os assírios, conhecidos pela maldade cometida contra seus oponentes. Apesar de sermos oriundos de Adão e, depois, de Noé, o ódio entre os homens vem do diabo. Por que alguém se presta a destruir, por exemplo, a paz que reina entre um casal? O ser humano é mau, por isso precisa nascer de novo!

Quando o povo de Deus age errado e oferece culto aos demônios, como o reino do Norte fez, ele está prestes a ser dominado pelo adversário, o qual lhe mostrará quanto custa pedir o favor dele, praticando o que agride a santidade do Senhor. Efraim jamais teria sido entregue ao inimigo, se não tivesse pecado. Quem anda na presença de Deus nunca é tocado pelo mal (1 Jo 5.18).

O Senhor faz a mesma pergunta a Israel, significando parte do povo que lutou com Ele e prevaleceu. Mais tarde, os do reino de Judá, fiéis à casa de Davi, fizeram o mesmo que os do reino do Norte, por isso foram entregues nas mãos dos babilônios (2 Rs 22.16,17). A voz da profecia fala de dois povos que poderiam ser a coroa do Senhor, mas foram à escravidão.

Em nossos dias, também vemos muitos se dando à iniquidade. Os pais foram salvos e se santificaram, mas, em vez de os filhos continuarem firmes, deixaram-se levar pelos pecados. Quem abandonar o Senhor não terá boa sorte, pois comete dois pecados que exigem punição, conforme Jeremias falou: Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas (Jr 2.13). Medite nisso!

O Altíssimo disse aos habitantes do reino do Norte: E toda a sua terra abrasada com enxofre e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma, assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor (Dt 29.23). É preciso viver em santidade!

A mesma declaração Deus enviou a Zeboim, outra cidade destruída no mesmo fenômeno que deu fim a Sodoma e Gomorra. O reino do Norte também seria destruído e, quanto ao seu povo, ninguém saberia o paradeiro dos seus descendentes. Não brinque com o Senhor, porque todas as advertências divinas sobre o pecado ocorrerão com quem deixar o caminho do bem para trilhar a rota do pecado. Antes que seja tarde, arrependa-se!

O Todo-Poderoso, que é imutável (Ml 3.6), diz de modo claro: Está mudado em mim o meu coração. Ele avisa que todos os Seus pesares continuam acesos. Por isso, quem não se arrepender das suas transgressões e continuar a agir como as pessoas daquelas quatro cidades saberão durante a eternidade que não agiram bem. Vigie! 


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da profecia cumprida! É uma pena existirem pessoas cedendo às mentiras do diabo e agindo fora da Tua decisão. Elas vivem tomadas por diversos pecados. As Tuas advertências nos convencem a permanecermos nas Tuas veredas!

Quem se rebela e não volta atrás nas suas decisões, obedecendo ao rei do Inferno, na segunda vinda de Jesus, irá se desesperar e clamar por misericórdia e amor, atributos Teus que, hoje, essa pessoa rejeita!

O Teu lamento sobre Efraim e todo o Israel são verdadeiros. Tu disseste que não farias a eles o mesmo aplicado a Admá e Zeboim, cidades destruídas pelo fogo e enxofre, assim como Sodoma e Gomorra. Ajuda os pecadores a se voltarem para Ti!