Na sua santidade

2025-09-16 03:00:00
Deus disse na sua santidade: Eu me regozijarei, repartirei a Siquém e medirei o vale de Sucote.
Salmo 60.6
É interessante notar que o Senhor destaca a Sua santidade. Provavelmente, Ele fez isso para que todos tivessem a certeza de que é impossível haver algum traço de maldade nas decisões dEle. No momento certo, Deus Se regozijaria para tomar as posições que impactariam os moradores das duas localidades mencionadas nesse versículo. A primeira ação seria repartir Siquém, e a segunda, medir o vale de Sucote.
Muitas passagens bíblicas mencionam Siquém como sendo a porta de entrada para Canaã, a qual Abraão usou vindo de Harã, onde se estabeleceu e seu pai morreu (Gn 11.32), conforme as Escrituras registram: E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã (Gn 12.5). Belo início!
É evidente que, naquele tempo, a cidade não tinha esse nome e, talvez, houvesse poucos moradores. Depois, o heveu Hamor a comprou, ou conquistou, e colocou nela o nome do próprio filho, o príncipe Siquém. O tempo passou, e Jacó foi morar ali. Porém, o príncipe abusou da filha de Jacó, Diná. Devido a essa violência, os irmãos da moça mataram o príncipe e todos os homens do local. Jacó reprovou os filhos, e a família se mudou dali (Gn 34).
Voltando a falar da entrada de Abraão em Canaã, o Senhor lhe apareceu e prometeu lhe dar aquela terra: E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam, então, os cananeus na terra. E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera (Gn 12.6,7). Abraão não parou ali, mas edificou um altar a Deus!
Há inúmeros acontecimentos nesta cidade, que ficou conhecida pelo nome do filho de Hamor. Abraão passou por essa região, e Moisés relata que os cananeus já estavam na terra (Gn 12.6), mas, quando Diná foi abusada, o príncipe era heveu. Esse dado mostra que as terras mudavam de proprietários rapidamente. Ali, Josué anunciou a Israel que morreria (Js 24.25)!
O Senhor avisou que Se regozijaria na Sua santidade e repartiria Siquém. A terra foi a herança dos filhos de Israel. Nessa cidade, o povo pediu ao rei Roboão que lhe desse um refrigério nos impostos, pois os valores cobrados por Salomão eram altos. No entanto, Roboão rejeitou o pedido. Essa recusa levou à separação de 10 das 12 tribos que compunham o reino de Davi, ficando com Judá somente a tribo de Benjamim (1 Rs 12.1-19).
Deus ainda avisou que mediria o vale de Sucote, porém não informou o propósito desse ato. No Altíssimo, há força para ajudar os sinceros, mas quem faz aliança com o inimigo perde a paz. Ora, abandonar o Senhor e virar-se para os ídolos traz consequências terríveis. Deus vela sobre a Sua Palavra (Jr 1.12).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus santo! Queremos Te alegrar e realizar a Tua obra como desejas. Tu jamais sairás da Tua santidade. Ensina-nos a Te amar e a fazer a Tua vontade, porque nunca provaremos o Teu amor se não Te amarmos genuinamente!
Tu disseste que repartiria Siquém. Do mesmo modo Tu tomas as devidas decisões que nos levam a glorificar o Teu Nome. Afinal, as Tuas escolhas são justas e apropriadas para o Teu povo Te amar de coração. Quantas histórias bíblicas há na cidade de Siquém!
O vale de Sucote foi a primeira parada de Jacó quando voltava da Mesopotâmia, após passar o vau do Jaboque e lutar com o Teu anjo. Ele edificou casa e pavilhões para abrigar seu rebanho. Ajuda-nos a Te servir com retidão!