Não arranje desculpas

Foto: Brad

Mas, aos outros, digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. 

1 Coríntios 7.12

As pessoas que não amam a Deus não buscam conhecer a vontade dEle nem querem saber a respeito dos Seus mandamentos. Com isso, quando são tentadas, cedem às ofertas do diabo. Queremos ser firmes na fé e estar prontos para fazer o bem em favor de todos, inclusive os perdidos. Que possamos aprender com o Senhor, para desfrutarmos do melhor preparado por Ele. Somos de Deus, e isso é tudo!

Na sequência de mensagens sobre o capítulo 7 da primeira carta de Paulo aos coríntios, estudamos que o Senhor preza pelo casamento e pela manutenção dele. Infelizmente, o diabo tem conseguido levar muitos a pedirem o divórcio, algo que o Pai celestial rejeita, conforme diz a Palavra: Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais (Ml 2.16).

No Antigo Testamento, o repúdio só poderia ser solicitado pelo seguinte motivo: Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa (Dt 24.1). Há cristãos que, por qualquer razão, contratam o melhor advogado para obter a separação. Lembre-se: a lei nunca é feita por quem teme o Altíssimo.

Vejamos o exemplo de um cidadão que já não vivia bem com a esposa. Um dia, ele se converteu a Jesus, e as brigas se intensificaram na sua casa por causa da sua nova fé. Então, ele não esperou e entrou com o pedido de divórcio, considerando que, sendo nova criatura, a esposa não o aceitaria mais. Ora, seria melhor que ele orasse para a sua metade também aceitar Cristo como Salvador e Senhor; afinal, a promessa é para ele e toda a sua casa. Quando ele se entregou a Cristo, o manto da salvação caiu sobre o seu lar também (At 16.31). Esperar em Deus é o certo!

Agora, se a mulher é descrente, mas consente em habitar com o marido, jamais deve pedir o repúdio. Imagine uma mulher que suporta durante um tempo o mau humor do cônjuge que não conhece Jesus. Ao ser salva e se tornar a melhor esposa, ela não peca e ainda leva o esposo à salvação, e essa vida vale mais do que todo o ouro do mundo. Confie no Senhor, pois Ele guiará seus passos.

Outro exemplo: a mulher divorciada que se casa com outro homem, que, depois, a aborrece, dá-lhe carta de divórcio e morre, não pode voltar a se unir ao primeiro marido: Então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o SENHOR; assim não farás pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança (Dt 24.4).

Qual é o intuito do Senhor ao falar isso? Só podemos considerar que seja para a santidade e a felicidade do casal. Deus pode mudar qualquer situação, tornando o casamento uma verdadeira bênção. Jamais deixe seu cônjuge sofrer por motivos carnais. Agarre-se à seguinte promessa: Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei (Jo 14.14). Creia, ore e viva!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da nossa felicidade! É bom ter e guardar os Teus mandamentos, provando que Te amamos e obedecemos. Então, a nossa vida conjugal será uma grande bênção, pois fazemos o que Te é agradável. Com isso, jamais seremos atingidos por qualquer praga!

Quem poderá alterar ou explicar a Tua Palavra, se não estiver andando no Teu caminho santo? O máximo que podemos fazer é concordar com a Tua revelação, pois a Tua sabedoria é perfeita. Quando Tu nos ensinas, somos abençoados!

É maravilhoso quando Tu nos dás uma missão e a cumprimos. Desejamos Te conhecer e Te agradar, para vivermos no mais alto nível. Agradecemos por nos considerares Teus discípulos!