Não basta ser homem

Foto: Fa Barboza

E guarda a observância do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres, para onde quer que te voltares.

1 Reis 2.3

Quando sentiu que a sua partida para o Lar celestial estava próxima, Davi chamou seu filho, o agora rei Salomão, e lhe deu um recado importante: ele deveria guardar a observância do Senhor, seu Deus. O seu conselho deve ser estudado com atenção, pois somos continuadores da obra de Jesus. Vamos nos lembrar do que Ele disse: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai (Jo 14.12).

Davi ensinou ao filho que seguir as ordens do Senhor permitiria que ele andasse nos caminhos do Messias, o qual viria mil anos depois. O apóstolo Pedro falou assim de Cristo: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (At 10.38). Não seria esse o motivo de muitos cristãos não conseguirem respostas aos seus pedidos? Creio que sim!

Sem andar nos caminhos do Salvador, jamais guardaremos os estatutos de Deus, e o resultado será triste, porque prestaremos conta dos talentos que estavam à nossa disposição. Os estatutos são conjuntos de regras do que podemos fazer e do que nem devemos desejar. Lembre-se: não são prejudiciais apenas as grandes e malignas práticas, mas também as raposinhas (Ct 2.15). Até um til se cumprirá (Lc 16.17).

Seremos amados por Jesus e pelo Pai se tivermos os mandamentos e os guardarmos (Jo 14.21). A falta de atenção ao que Ele nos pede nos levará ao banco dos réus. Daremos o exemplo obedecendo ao Senhor. Imagine se, ao moldar o homem do pó da terra, Ele dissesse que a glândula hipófise não valia nada e a suprimisse? Então, não cresceríamos na medida programada, ou nunca pararíamos de crescer. Por que desprezar as pequenas coisas?

Quem não se interessa por aprender nem se esforça para cumprir os juízos informados pela Palavra, os quais saíram do coração do Pai e foram feitos por Jesus, irá se envergonhar ante o tribunal de Cristo (2 Co 5.10). Medite nos feitos do Mestre após alimentar cinco mil homens, mais mulheres e crianças, com cinco pães e dois peixinhos. Ele não mandou ajuntarem os que restaram? Algum discípulo poderia ter dito: “Não precisa, Ele tem poder para fazer mais quando quiser” (Jo 6.1-12).

Nenhum discípulo do Salvador se aventurou a desobedecer à Sua ordem. Marta esteve em um dos cultos e participou da revelação de que, se cresse, veria a glória de Deus. Quando ela reclamou que o seu irmão morrera, Jesus lembrou-lhe o que havia transmitido. Aquilo foi uma repreensão, pois Ele afirmou: Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (Jo 11.40).

Davi avisou Salomão que cumprisse todo escrito na Lei de Moisés, para que prosperasse em tudo quanto fizesse. Seria bom que todos os pastores mostrassem amor às ovelhas do Senhor que lhe foram confiadas para nutrir e preservar (At 20.28). Deus cobrará!


Em Cristo, com amor,

 

R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus do Seu rebanho! Temos certeza de que Tu nos tens ordenado a agir conforme o rei Davi, o homem segundo o Teu coração. Assim, a obra se desenvolveria de tal maneira que o inimigo nada falaria de quem Tu elegeste para cuidar das Tuas ovelhas!

Não importa para onde nos enviarás. Se formos guiados por Ti, seremos bem-sucedidos como Teu Filho obteve êxito na Terra. Ele é o nosso Modelo! Ajuda-nos a não atrapalharmos o Teu plano nem deixarmos de seguir o exemplo de Cristo!

Provavelmente, não fazemos a Tua obra como desejas, porque não vemos o mesmo resultado, e isso nos incomoda. Dá-nos um coração temente a Ti, mas, ao mesmo tempo, corajoso para realizar as maravilhas do Teu Filho. Isso levará o mundo a Te procurar e a Te servir!