Não erre mais

2024-01-16 03:00:00
Pega-te à correção e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
Provérbios 4.13
Ser corrigido pelo Senhor significa que não estamos fora do Seu plano. Pode ser que as nossas ações não estejam agradando-Lhe, por isso Ele nos aponta o caminho a seguir, para chegarmos mais perto dEle. Não é possível que alguém fique triste por ter sido admoestado. Essa pessoa deveria dar graças a Deus por lhe indicar o meio de voltar a ter comunhão plena com Ele (Hb 12.5-11). Jamais largue a correção!
O Pai celestial quer ver Seus filhos agindo sabiamente, evitando a prática de qualquer transgressão, que pode manchá-los e lhes dar um fim tenebroso. Até pessoas que ainda não vieram à luz, mas virão, irão se espantar, quando ouvirem que elas se sujaram em algum pecado imundo e torpe há tempos atrás. Deus fala sobre a boa reação às Suas advertências: Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio (Pv 23.15). Seja prudente!
Ao sentir que um versículo chama a sua atenção, lendo a Bíblia ou ouvindo a sua pregação, medite nele no mesmo instante e veja que o Pai está corrigindo-o, porque o ama. Ele mesmo declarou: Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? (Hb 12.7). Deus nunca deixará você se desviar, mas o conduzirá de volta à presença dEle. Creia!
Apegar-se à correção deve ser um ato de amor ao Senhor, pois Ele revelou algo de errado em você. Veja o caso de Noemi, que retornou a Belém de Judá por orientação de Deus, após peregrinar no país de Moabe e, lá, perder o marido e os seus dois filhos. Suas duas noras, viúvas de seus filhos, decidiram a segui-la, e ela as colocou à prova duas vezes. Uma delas, então, voltou para a casa dos pais!
Ao ver que Rute, uma das noras, havia ficado, Noemi lhe falou pela terceira vez: Pelo que disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após a tua cunhada (Rt 1.15). Ela respondeu: Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (v. 16).
Rute apegou-se à sogra e não a abandonou. Ela nem se importou se teria um marido ou não, pois tinha assumido o Deus de Noemi como o seu Senhor. Todos nós devemos atender às direções do Altíssimo em qualquer situação, demonstrando que resolvemos segui-Lo e isso jamais será mudado. Ora, se somos repreendidos, certamente é o amor do Pai mostrando que não quer nos perder, e sim nos renovar para aquele Dia!
Quão importante é nos apegarmos à correção sem a largarmos! Ela é a nossa vida! Leia o final do versículo em estudo e ore ao Senhor, arrependendo-se das suas iniquidades e pedindo mais uma oportunidade para não se perder. Em nosso último dia na Terra, ou na volta de Jesus, precisamos ser achados perseverando na fé, a fim de subirmos com Ele. É importante verificar como você anda, porque, depois da morte, não haverá segunda chance. Decida-se!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor, nosso Amigo real! Não queremos largar a correção, e sim nos apegarmos a ela. O nosso alvo é viver ao Teu lado nesta vida e na eternidade. Sabemos que o Teu amor nos protegerá, levando-nos aos Céus com Jesus. Nós Te agradecemos!
Ainda que o diabo insista que não seremos felizes por ainda não vivermos santamente, pois temos participado do mundo, onde tudo é permitido, a nossa resposta é: ficaremos ao Teu lado, Pai, pois Tu és o Autor da nossa fé e Sustentador da nossa vida!
Como Rute, iremos até o fim. Não queremos parar no meio da caminhada, deixando a vida e o Teu amor, para voltarmos a quem servíamos antes de Te conhecer. Ao Teu lado, nunca nos enganaremos, mas viveremos diante de Ti com fidelidade e respeito. Ajuda-nos, Pai amado!