Não há como assemelhar

Foto: Johannes Plenio

E dizia: A que assemelharemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos?

Marcos 4.30

Não existe nada semelhante ao Reino de Deus, o qual foi estabelecido pelo próprio Senhor, que também criou todo o Universo. Pelo fato de o Senhor ser onisciente, nada pode ser equiparado à grandiosidade desse Reino. Aqueles que dão ouvidos a Ele tornam-se cidadãos do Seu domínio eterno, que jamais acabará, mesmo quando o céu e a Terra deixarem de existir (Mc 13.31).

O evangelista Mateus registrou que Jesus falou dez vezes por meio de parábolas para entendermos sobre Seu Reino: a boa semente (Mt 13.24); o grão de mostarda (Mt 13.31); o fermento (Mt 13.33); o tesouro escondido (Mt 13.44); o negociante de pérolas (Mt 13.45); a rede ao mar (Mt 13.47); coisas novas e velhas (Mt 13.52); o pai contratando trabalhadores (Mt 20.1); a vinha (Mt 21.33) e o rei celebra as bodas do filho (Mt 22.2). O Mestre perguntou às pessoas à Sua volta com que compararia o Seu Reino.

Compreender os mistérios desse Reino não é tarefa fácil. Aqueles a quem o Senhor concede sabedoria devem compartilhar o que lhes foi revelado. Não é válido falar apenas para parecer mais espiritual, pois essa atitude causa confusão entre os que desejam entender o plano do Altíssimo e segui-lo. Temos de nos alegrar com o que Ele nos concede agora e, no tempo certo, pedir que nos revele ainda mais.

Acaso devemos abandonar o que Jesus disse sobre o Seu Reino? Não! Aos apressados fica o alerta: vocês podem estar pecando ao falarem daquilo que nada entendem. A Palavra do Senhor declara: Laço é para o homem dizer precipitadamente: É santo; e, feitos os votos, então, inquirir (Pv 20.25). É essencial examinarmos os desafios que surgem em nosso caminho, buscando em Deus a direção para resolvê-los. O Altíssimo está sempre ao nosso lado!

No Reino dos Céus, a perfeita vontade do Senhor se cumpre plenamente. Foi por esse motivo que Jesus ensinou a orar assim: Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu (Mt 6.10). Se o Reino de Deus não alcançar o coração do homem, ele jamais experimentará a totalidade do propósito divino. Veja o que o Mestre também declarou: Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33).

Os lugares mais aprazíveis da Terra não se igualam ao Reino do Senhor, pois a Sua vontade é praticada nele o tempo todo. Imagine o quanto você perderá, caso se desvie da vereda que o levará ao Lar do Altíssimo? Ali, não haverá greves nem protestos por faltarem poder e as demais coisas. Na parábola do filho pródigo, por exemplo, o jovem pegou sua parte na herança, partiu para o mundo e gastou tudo, mas, ao passar fome, lembrou-se do lar, da família e voltou para casa correndo (Lc 15.11-32).

A que podemos assemelhar o Reino do Todo-Poderoso? A nada neste mundo! Não há representação possível para um Reino no qual a justiça de Deus reina soberana. Volte para a casa do Pai, e você jamais se arrependerá dessa decisão. Ele o receberá com honra e glória, curará as feridas da sua alma, purificará o seu coração e o tornará verdadeiramente bem-aventurado!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus do Reino eterno! Como podemos comparar qualquer nação da Terra, mesmo sendo considerada exemplo de prosperidade e justiça social, com o Teu Reino? Nele, a Tua vontade é cumprida por completo, e nenhum pedido fica sem resposta.

Preferimos ficar na Tua casa, sendo servos incansáveis, pois Tu sempre nos auxiliarás. Agradecemos por nos fazeres bem! Ainda que tivéssemos de caminhar uma milha de obrigações, percorreríamos duas com amor!

Só em ouvir a Tua voz, pela Tua Palavra, ficamos encantados. Imaginamos o dia em que Te conheceremos como já somos conhecidos por Ti. Transbordamos de paz e exultamos de alegria, pois em Ti jamais haverá decepção, só amor de verdade!