Não honraram a fé do pai

Foto: Kevin Wright

E era o nome do seu filho primogênito Joel, e o nome do seu segundo, Abias; e foram juízes em Berseba.

1 Samuel 8.2

Aparentemente, os nomes dos filhos de Samuel nada acrescentariam ao desenrolar dos fatos, mas não é bem assim. O primeiro filho de Samuel era Joel, que significa Jeová é Deus. Pelo que esse homem fazia, ele não cria no que dizia o seu nome (v. 3). Muita gente que trabalha na igreja tem um nome bonito, forte, e fala com segurança, mas não age como deveria na função ministerial ou administrativa que recebeu da mão de Deus.

Pastor significa guardião de ovelhas. Porém, muitos foram consagrados a esse ministério de grande importância na casa de oração para todos os povos (Mc 11.17), mas pouco se importam com o modo de vida das ovelhas do Senhor. Não estou generalizando, pois há os verdadeiros obreiros do Espírito de Deus, que não se deixam corromper por nada, sendo exemplos vivos de servos bons e fiéis.

O segundo filho de Samuel se chamava Abias, que quer dizer: Jeová é o meu Pai. Trata-se de um nome que mostra poder, mas as pessoas não viam isso nele nem no seu irmão. Mesmo assim, o profeta os indicou ao cargo de juízes em Israel. De novo, não quero que os meus comentários fiquem contra Samuel, o grande servo de Deus, cujo nome significa: Ouvir de Deus, ou Nome de Deus. O final dos filhos de Samuel, o grande servo de Deus, não foi bom. Vigie e ore!

É triste vermos pessoas que, aparentemente, fazem parte da obra do Senhor e se deixam levar pelas tentações, perdendo-se em pecados. Não dá para entendê-las. Daqueles que são chamados pelo Senhor se espera mais do que do povo em geral. Sendo membros do ministério da igreja, não podemos ir atrás das tentações oferecidas pelo diabo. Temos um acordo com o Altíssimo!

Já vi pessoas bem-intencionadas na igreja, que faziam a obra com dedicação, cujas vidas foram mudadas depois de terem se casado. Sempre oriento aquelas que desejam ir aonde Deus as enviar a não se deixarem levar pelo maligno. Quando ele vier tentá-las, eu as instruo a não examinarem as propostas dele, e sim o repreenderem, usando o poder do Nome de Jesus, que as guardará para sempre. Nunca ceda à tentação!

O apóstolo Paulo tinha um aprendiz que se portava bem na presença de Deus, mas aceitou tudo o que o diabo lhe mostrou e abandonou o seu posto para ganhar mais com a mentira de Satanás (2 Tm 4.10). Seja fiel ao Senhor em todo o tempo! Aqueles que não estão firmados nos ensinamentos do Altíssimo se tornam presas fáceis nas mãos do adversário.

Siga de longe as pessoas que se desviaram da Verdade e veja onde estão hoje. Não há o que comemorar quando alguém deixa a obra de Deus por qualquer razão mentirosa: Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa (Jo 10.12). Firme-se no Senhor!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai! Jesus disse que edificaria a Sua Igreja sobre a Rocha, e as portas do Inferno não prevaleceriam contra ela. Porém, temos visto pessoas em quem investimos o nosso tempo para prepará-las e, depois, como mercenárias, saem correndo atrás do lucro.

Elas foram enganadas pela serpente e, para se justificar, inventam histórias e se escondem sob o manto sujo do diabo. Elas não percebem que Tu vês tudo, sabes de tudo, e a desculpa que tentarem dar no Juízo não Te convencerá, porque és a Verdade!

Adianta ganhar dinheiro, se o dia da provação virá e quem não permanecer em Cristo jamais terá poder espiritual para repreender o inimigo? Naquele Dia, muitos se arrependerão por preferirem ouvir Satanás. Queremos viver segundo a Tua vontade!