Não naufrague na fé

Foto: Matteo Miliddi

Conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé.

1 Timóteo 1.19

As profecias, as advertências e os mandamentos das Escrituras devem ser assumidos como ordens diretas do trono de Deus, que nos criou para cumprir o Seu desígnio. Nada é mais decoroso e produtivo do que fazer a vontade dAquele que é puro e verdadeiro, pois haverá recompensa para quem age dessa forma (Sl 1.1-3). No entanto, quem se esquecer do Senhor em alguma situação naufragará na fé!

Paulo demonstrou amor ao jovem que foi colocado ao seu lado, a fim de que ele aprendesse a praticar a Palavra e, no fim da sua carreira, dissesse que também havia cumprido sua missão, por isso a coroa da justiça lhe seria dada (2 Tm 4.7,8). Assim como o apóstolo, temos de ir até o fim para sermos considerados justos. Além disso, devemos reconhecer o benefício do Altíssimo em nos guardar e retribuí-lo ajudando outros na fé.

Jamais podemos nos dar por cansados, chateados ou vencidos, porque sempre haverá um recém-convertido necessitando da nossa admoestação, para que a obra continue sendo feita com amor e pureza. Antes de condenarmos alguém que agiu errado, devemos pensar se não temos culpa naquela ação. O homem que dá a entender a uma mulher, ou vice-versa, que eles poderiam ter um caso pode ser o culpado pelo pecado dessa pessoa!

Os maus exemplos, às vezes, são passados com um “sorriso inocente”, com uma palavra dita em circunstâncias usadas pelo diabo para levar alguém a afundar na fé. Condenar os que transgrediram é uma atitude comum quando há pecados escondidos em nosso coração: E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela (Jo 8.7). Grande Mestre é o Senhor!

Temos de conservar a boa consciência para não negligenciarmos a fé de Cristo, pois Ele nos deu o exemplo (Jo 13.15). Se não aprendemos com Ele, independentemente de onde tenhamos estudado e de quem foi o nosso mestre, aprendemos de modo equivocado. Só Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém vai ao Pai a não ser por Ele (Jo 14.6). Tudo o que vem de Cristo é puro e tem o poder para nos libertar de qualquer influência do reino das trevas. Fuja do mentiroso e mau (Jo 8.44).

Rejeitar a repreensão do Senhor e negar que tenha entendido o recado dEle são pecados extremamente perigosos, porque quem faz isso se fecha nas mãos do diabo. Uma vez estando sob a direção do maligno, você nunca se acertará na vida. O juiz que se corrompe nunca mais se acertará em suas sentenças, porque o Espírito de Deus que o protegia na sua função não poderá mais agir em seu favor (1 Tm 5.22). Andar em retidão é sempre a melhor escolha!

A fé nos foi dada para caminharmos por cima das águas turbulentas. Caso deixemos o medo e a mão do diabo nos aprisionar, mesmo sendo uma vez, e não nos arrependamos disso, fracassaremos em todas as áreas da vida e correremos o risco de cairmos no lago de enxofre e fogo. Seja sábio e será salvo!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da vida! Como não queremos nos perder, naufragando nos rios da vida, faremos o que dizes, mas, para isso, precisamos do Teu socorro. Como não fracassar onde há todo tipo de tentações e propostas indecorosas do inimigo? Somos Teus filhos para fazer o bem!

A exemplo do apóstolo Paulo, não queremos correr na contramão nem dar ao diabo a alegria de nos prender. Para nós, as Tuas advertências são reais e boas, e o Teu amor supera de longe qualquer proposta maligna. Ajuda-nos!

Queremos conservar a fé, que nos dá a certeza das coisas que esperamos, e a boa consciência, a qual nos mantém no Caminho do bem. Por isso, rejeitamos as sugestões do Inferno. Quem caiu precisa se arrepender e voltar à prática do amor!