Não se desvie da palavra

2025-08-17 03:00:00
Os soberbos zombaram grandemente de mim; apesar disso, não me desviei da tua lei.
Salmo 119.51
O reino das trevas costuma usar todo tipo de tentação para nos separar de Deus e nos levar a rejeitar o plano da salvação cumprido por Jesus nos mínimos detalhes. Porém, não importam as artimanhas do diabo. Devemos guardar a revelação da Palavra que nos fez ser membros do Corpo de Cristo. O inimigo não pode enganar a pessoa que obedeceu à chamada do Senhor para se entregar a Ele (Mt 11.28). Fomos aceitos pelo Altíssimo!
No versículo em estudo, o Santo Espírito declara que os soberbos zombam dos filhos de Deus. Por não crerem no Senhor, os arrogantes são usados pelo diabo para desviar a pessoa que está no caminho traçado pelo Pai. Alguns irmãos são influenciados pelas zombarias desses orgulhosos, que não sabem o que vieram fazer na vida e se tornam fantoches do inimigo. Eles nem imaginam que, se não se arrependerem, serão condenados ao lago de fogo e enxofre (Ap 21.8).
Não devemos nos irar com os incrédulos nem aceitarmos as suas afrontas. Afinal, quem não crê no Senhor se priva de ser abençoado com a redenção providenciada por Jesus para a humanidade, separada do Criador na queda de Adão no Éden. O cristão precisa estar ciente da obra de Cristo, a fim de anunciá-la com sabedoria. O Salvador cumpriu a Sua missão, para que todos se tornassem cidadãos do Reino dos Céus!
Temos noção do ódio do diabo por nós pelo fato de crermos na promessa feita por Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte (Jo 8.51). Isso nos dá total segurança em relação ao que acontecerá após a nossa morte física. Embora muitos prefiram viver distantes do Pai, que nos recriou em Cristo, continuaremos a amá-Lo por ter sofrido em nosso favor!
Podemos descansar na Palavra de Deus, a qual garante que, ao crermos em Cristo, passamos da morte para a vida (Jo 5.24). Jamais seremos envergonhados ou rejeitados por Deus. A nossa morada eterna será na Casa de Jesus, e não no lago de fogo e enxofre. Vamos viver como filhos amados de Deus, pois foi isso que Cristo conquistou para nós. Quando O recebemos como Salvador e Senhor, tornarmo-nos filhos de Deus (Jo 1.12). Quanta honra!
O salmista disse que, apesar da zombaria que sofreu por esperar em Deus, não se desviou da Lei do Senhor. Todos os quesitos da Lei de Moisés foram cumpridos por Jesus para a nossa salvação e felicidade (Mt 5.17); logo, não temos de nos preocupar em guardá-la. Agora, vivemos sob a Nova Aliança, sem nos esforçar para satisfazer os ditames da Lei mosaica (Hb 7.18,19). Viva a nossa liberdade em Cristo!
Não importa quem tente provar para nós que é necessário cumprir a Lei do Antigo Testamento, pois, como disse Paulo: Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído (Gl 5.4). O que você prefere: guardar a Lei e ser separado de Cristo, que a cumpriu por nós, ou viver sob a lei da liberdade, guiado pelo Espírito Santo? (Tg 1.25).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor da lei da liberdade! Longe de nós desejar voltar ao passado, para guardar a Lei de Moisés! Quem se esforçava tremendamente para cumpri-la não conseguia ir muito à frente, porque era impossível que alguém obtivesse êxito nisso.
A lei da liberdade é boa para quem se converte a Jesus. Além de obter o perdão dos pecados e desfrutar da paz que excede todo entendimento, tal pessoa recebe o Teu Espírito, que o consola e o dirige, dando-lhe a certeza de que está no caminho certo.
A nova lei implica viver o cumprimento das Tuas promessas feitas aos profetas e demais servos. A despeito da dificuldade dos seus dias, eles permaneceram na Tua presença, sabendo que estavam trabalhando para Ti e o bem de outros. Tu és fiel!