Não tema as provações

Foto: Marcelo Rivas

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Apocalipse 2.10

Os irmãos da Igreja em Esmirna viveram uma época hostil, pois os imperadores de Roma oprimiam, prendiam e matavam os cristãos, mas não os derrotaram, porque, ao morrerem, eles foram para o Céu. Não importa se, em um futuro próximo ou distante, a Igreja de Cristo sofrer perseguição, e formos oprimidos, presos, acoitados e até mortos pelos regidos pelas trevas. O crente em Jesus jamais experimentará a segunda morte (Ap 2.11; 21.8), apenas irá mais cedo do que o planejado para o Pai!

A glória da vida eterna nunca será tirada dos fiéis a Cristo, pois eles O amam e Lhe obedecem de todo o coração. Nós, cristãos, jamais seremos abandonados por Quem venceu a morte e destituiu os demônios da autoridade que tinham para nos oprimir (Cl 2.15). Portanto, prestemos atenção às palavras do Mestre, o qual nos orienta a não temermos em relação ao que padeceremos (Ap 2.10b). A recompensa que nos espera na eternidade é a maior bênção que podemos esperar do Senhor.

Não importa o que Deus nos permita padecer na Terra. Ele é o nosso Pai e nos avisará acerca dos perigos a serem enfrentados. Porém, se nada disser, vamos encará-los com serenidade, pois o importante é não negarmos Quem nos redimiu do pecado e da morte eterna. Aqueles que perseveram em seguir o Salvador não devem se entregar ao desespero, e sim se concentrar no que fazer para retribuir o favor de Deus. Ele jamais nos abandonará (Hb 13.5b), mas nos confortará com Seu eterno amor!

Devemos estar sempre de sobreaviso, pois, neste mundo, teremos aflições, mas, assim como Jesus derrotou as adversidades e potestades, nós faremos o mesmo com dignidade (Jo 16.33). Com a proteção concedida pelo Pai, não sofreremos nas mãos do diabo. Então, mesmo sobrevindo a pior das ações malignas, adoraremos a Deus, clamaremos a Ele e ocuparemos a posição reservada pela graça divina em Cristo Jesus. Somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou (Rm 8.37)!

Os cristãos da igreja em Esmirna teriam uma tribulação de dez dias e não deveriam abandonar a fé em Cristo. A nós pode ser destinado um tempo maior, a fim de provarmos que amamos o nosso Senhor. O período de dez dias era curto em relação ao que sobrevirá no fim dos tempos aos moradores da Terra. No entanto, Jesus operaria em favor dos Seus, de modo a abreviar os dias de sofrimento (Mt 24.21,22).

O segredo para agradarmos a Deus é Lhe sermos fiéis até a morte, e Ele nos dará a coroa da vida (Tg 1.12; Ap 2.10). Céus e terra passarão, mas as promessas de Cristo nunca haverão de passar (Lc 21.33). Portanto, não deixe o diabo convencê-lo a fazer algo contrário ao plano divino. Alinhe-se agora ao propósito celestial. Você quer ter apenas alguns aninhos a mais de vida neste mundo ou algo que durará para sempre?

Nunca lhe será tirado o dom que o Senhor lhe deu. Sendo fiel até a morte, você receberá a coroa da vida, a qual é eterna. Agora, poucos a receberão, então obedeça a Deus sempre e cumpra o que Ele ordena em Sua Palavra.

Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, nosso Mestre amado! Pelo Teu conselho, devemos viver alegres e com a certeza de que nada pode nos tirar da Tua presença, jamais deixando de Te seguir e dar atenção às Tuas exortações. 

Tu nos escolheste para evangelizarmos na Terra. Quão bom é estarmos ocupados na Tua seara, semeando a Palavra com sabedoria e colhendo os frutos dela! Queremos ser Teus instrumentos para livrar as pessoas da perdição eterna e libertar os oprimidos do diabo, como Jesus fazia quando estava entre nós.

Não importam as tentações e tribulações, e sim o escape que Tu nos darás. Estejamos em prisão ou em liberdade, o Teu amor jamais nos desamparará, e sim nos capacitará a sermos fiéis a Ti até a morte!