Não vos defraudeis

Foto: Pablo Heimplatz

Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.

1 Coríntios 7.5

No sentido do texto bíblico, defraudar significa privar a sua metade da bênção de uma vida marital satisfatória. Entenda: a abstinência sexual no casamento pode ser um dos motivos de um dos cônjuges cometer adultério ou até entrar em depressão. Quando o desapontamento se torna decepção aguda, a pessoa ofendida fica vulnerável e, muitas vezes, perde o brilho da vida e se destrói. O salvo tem a promessa de jamais ser confundido ou decepcionado: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido (Rm 9.33).

O casamento entre filhos de Deus, praticantes da boa Palavra, é a melhor ação de quem tem o Altíssimo como seu Guardião, e essa união distinguirá os servos do Senhor dos ímpios. Deus é a terceira dobra citada na Bíblia: E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa (Ec 4.12). A última opção do cristão é o divórcio, ou a morte!

Quando parece não haver saída, o jeito é voltar-se para os mandamentos divinos, os quais o instruirão a agir como Jesus, caso estivesse em seu lugar. O autor do maior Salmo disse: Então, não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos (Sl 119.6). Esse atentar faz a sabedoria do Pai fazer morada no seu coração, dando-lhe a iluminação necessária para ser vitorioso. 

A oração do salmista foi dirigida pelo Espírito de Deus e, por isso, serve para aqueles que não querem ser confundidos: Seja reto o meu coração para com os teus estatutos, para que eu não seja confundido (Sl 119.80). Essa direção dos Céus vale para os filhos de Deus; se não a seguirem, ficarão sem a bênção que enriquece e liberta quem se achega ao Pai (Pv 10.22). Diante disso, é importante ter um coração reto e obedecer às ordens do Senhor!

Quando você sentir que Deus está ajudando-o, acate as orientações dEle. Assim, verá o quanto Ele é bom e seu Amigo. Isaías afirmou: Porque o Senhor JEOVÁ me ajuda, pelo que me não confundo; por isso, pus o rosto como um seixo e sei que não serei confundido (Is 50.7). Não há nada mais triste para quem confia no Altíssimo do que desprezar os Seus conselhos e deixar sua vida ser uma verdadeira confusão. Tenha como alvo Jesus.

A razão de o Altíssimo instruí-lo a fazer a vontade dEle está na direção que você receberá em tudo. Quem crê nas Escrituras passa a ser um servo bem-sucedido: Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido (Rm 10.11). Por outro lado, quem não crê pega a estrada do erro, mas só percebe isso após vários anos. Fomos salvos para sermos sábios filhos de Deus!

Faça das palavras de Paulo a sua filosofia de vida: Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte (Fp 1.20).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus maravilhoso e majestoso! Perdemos muito por não Te ouvir nem dar atenção ao que nos mostras no dia a dia. Por isso, lidamos com problemas que nos machucam e destroem. Queremos ser os filhos do Teu coração, obedecendo-Te em tudo!

Por que defraudar um ao outro, se não há motivo plausível para isso? Privar a nossa metade é como destruir um pedaço de nós mesmos. Longe de nós deixar os Teus ensinamentos e permitir que o inimigo roube a nossa felicidade. Desejamos Te amar de todo o coração!

Que os casais vivam bem juntos, para que o diabo não os tente com situações que podem destruir o lar. Por que viver sem controle, se podemos ser o povo em quem todos se espelharão? Pai, agradecemos por nos ajudares a dar bom testemunho!