Não vos espantes

Foto: Luke Stackpoole

Assim diz o SENHOR: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações.

Jeremias 10.2

Toda orientação de Deus deve ser guardada com a máxima atenção, pois Ele não falaria à toa. O Senhor aproveita qualquer ocasião para nos instruir sobre como devemos ser e agir. Nesse texto de Jeremias, Deus ensina que não podemos aprender o caminho das nações, as quais, por não O conhecerem, não entendem o Caminho certo que devem trilhar para ter uma vida irrepreensível (Jo 14.6).

O profeta escreveu uma mensagem aos habitantes de Judá, que não entendiam como servir ao Criador de todas as coisas. Ora, eles tinham se entregado ao misticismo e não tinham mais a proteção do Senhor. A fé que os seus antepassados professaram havia sido abandonada pela nova geração, a qual estava deixando de lado o culto ao único Deus. Isso lhes traria os piores problemas, pois voltariam ao cativeiro!

Hoje, muitos não entendem a razão de tantas coisas ruins acontecerem nem sabem como agir. Sob a influência do materialismo, em busca de prosperidade, de um casamento feliz e outras realizações, estão se entregando ou voltando a práticas religiosas pagãs. No entanto, quanto mais se afastam de Deus, mais distantes ficam das bênçãos divinas. As pessoas nunca tiveram tanta sede da Verdade quanto agora!

O caminho das nações, onde o Evangelho não é conhecido nem vivenciado, é cheio de sofrimentos. Nessa vereda, a Verdade nunca é mencionada; por isso, dias piores são esperados. Onde a luz do Evangelho não ilumina, as pessoas vivem em densas trevas, e, por mais que se esforcem para melhorar de vida, nada acontece. As coisas que vêm do Alto são recebidas pela fé alcançada por dar ouvidos à Palavra (Rm 10.17).

Sinuoso é o caminho das nações, pois se ajusta ao que ocorre no dia a dia; porém, o de Deus é reto e jamais muda para favorecer aqueles que não querem tê-Lo como o Senhor e submeter-se à Sua vontade. As Escrituras declaram: E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me (Mc 8.34). Os obedientes sempre serão galardoados com amor!

Quanto aos sinais dos Céus, não devemos nos preocupar. Já os místicos e os incrédulos se apavoram com os fenômenos que antecedem a volta de Cristo (Mt 24.29-31). Eles não querem se submeter ao Pai celestial, então não veem nesses eventos um motivo para buscá-Lo e obter a salvação. Para ser redimido, basta aceitar Jesus como Salvador e Senhor (Rm 10.9). Então, receberá o poder para se tornar um filho de Deus (Jo 1.12).

Os salvos por Cristo não devem se atemorizar com os sinais que surgirão no firmamento, e sim estar em comunhão com Deus, purificando-se de todos os pecados e vivendo pela fé na presença do Altíssimo (Ap 22.11). Nada deve enchê-lo de medo, se você já tem o Espírito Santo morando em seu coração. Você é salvo!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Nosso Senhor e Amigo! Nada melhor do que vivermos em paz e comunhão Contigo, sem temer os sinais que aparecerão no firmamento. Nenhum mal nos sucederá nem as pragas nos destruirão. Somos guardados pelo Teu poder dia e noite.

Por que temer essas coisas, se já estamos avisados? Por que nos desesperar se temos a Tua mão sobre nós e habitamos no Teu esconderijo? Nenhuma flecha do diabo nos atingirá. Agradecemos pela nossa salvação!

Ainda que a lua escureça, continuaríamos a louvar o Teu santo Nome, pois Tu nos garantes respostas a tudo o que vier contra nós. Jamais nos desesperaremos diante de qualquer mal. Amém!