Nem direita nem esquerda

Foto: Jon Tyson

Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

Provérbios 4.27

O caminho para o Céu é um só: Jesus, como Ele mesmo revelou. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6). Declina-se do único Caminho que leva ao Pai aquele que retira da Bíblia uma revelação, negando-a, ou lhe acrescenta algo. O Senhor não diz que brigará com quem não crer nEle, mas avisa que qualquer decisão de rejeitar a Verdade significa ceder à mentira – o diabo.

Quando nada havia sido criado no mundo, o Filho coexistia com o Pai. As Sagradas Escrituras mencionam o Messias: No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 1.1). A cada determinação do Pai, o Filho a cumpria: Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (Jo 1.3). Jesus é uma das pessoas da Santíssima Trindade e o responsável pela criação.

Temos um alvo na vida: olhar para o Salvador, a fim de sermos abençoados e estarmos aptos a vencer tudo o que vier contra nós. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb 12.2). Quem se declinar para a direita ou para a esquerda nunca receberá a bênção, mas se frustrará na vida.

Os gálatas foram ensinados por Paulo a servir a Cristo de acordo com os preceitos bíblicos. Eles estavam indo bem, mas logo surgiram falsas doutrinas, e o apóstolo enviou uma carta que serve para todos nós que estamos no caminho do Senhor. Nela está escrito: Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? (Gl 5.7). Aquele povo se desviou da vida e da paz em Deus, deixando-se levar por quem não tinha o temor divino. Persevere até a morte!

Ser aluno da escola do apóstolo Paulo fazia um bem tremendo a quem sentia no coração o chamado de Deus para o ministério. Entre os que tiveram esse privilégio, estava Demas. Paulo mencionou esse sortudo, que, ao ser provado, se deixou levar pelo mundo. Disse o apóstolo: Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia (2 Tm 4.10). Faça a obra!

Mais cedo ou mais tarde, seremos provados e, se nos inclinarmos para a direita ou para a esquerda, tiraremos o nosso foco do plano de Deus. Desse modo, não olharemos para o Senhor, e sim para o inimigo, que já começou a nos vencer. Jesus declarou: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33). Olhe para o Salvador!

Por fim, o apóstolo disse que devemos tirar o nosso pé do mal, referindo-se aos pensamentos ruins a serem descartados de imediato. Ora, quando damos ouvidos aos servos do inimigo, passaremos por aflições, porque tudo o que vem do diabo mata, rouba e destrói (Jo 10.10). Seja firme na fé em Cristo!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, nosso Alvo! Queremos focar em Ti, a fim de não nos corrompermos com práticas capazes de modificar o nosso caráter. Por isso, nunca nos deixaremos levar pelo mal, mas olharemos para Ti, Autor e Consumador da nossa fé!

A ordem é jamais nos desviar para a direita nem para a esquerda, e sim manter a nossa atenção em Ti, Pai. Tu sabes como nos conduzir rumo ao sucesso, e o inimigo também sabe que não pode tocar em nós, se não nos curvarmos diante dele.

Devemos tirar o pé do mal, pois, mais cedo ou mais tarde, Tu colocarás o chefe do Inferno sob os nossos pés. Bom é ser Teu servo, viver na Tua graça e fazer a Tua vontade. Usa-nos, Deus, conforme o Teu propósito. Tu nos compraste com o Teu sangue!