Nunca tinha caminhado
2025-10-23 03:00:00
Ele persegue-os e passa em paz por uma vereda em que, com os seus pés, nunca tinha caminhado.
Isaías 41.3
A obra concluída por Jesus com a Sua morte na cruz, ocasião em que desceu ao Inferno, foi em favor daqueles que vão até Ele para receber a salvação da alma, a cura para seu corpo e o livramento do castigo que o homem teria de sofrer por desobedecer a Deus. Todas essas bênçãos estão dentro da Nova Aliança firmada por Cristo com o Pai, ao verter o Seu sangue, a fim de levar Seu povo para casa (Lc 22.20). Hoje, os salvos estão nas mãos de Deus, de onde jamais poderão ser arrancados (Jo 10.27-29). A salvação é real e eterna!
O Filho de Deus foi ao local onde o diabo tinha o seu quartel-general e o derrotou junto com seus príncipes malditos. Foi um momento decisivo, pois, com a cabeça esmagada por Jesus, o rei do mal não sabia o que fazer para manter o poder que roubara de Adão. Paulo disse que o Senhor despiu o maligno da autoridade com a qual oprimia a humanidade: E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.15).
Após esse grande ato, há quem diga que o Salvador fez um desfile perante as autoridades angelicais, que Lhe servem. Satanás foi posto à frente e, junto com os seus demônios, dizia estar derrotado. Para muitos, isso é novo, pois não foram ensinados na Verdade que liberta qualquer pessoa no instante em que se entrega a Jesus. Temos de mostrar a Palavra a todos, para que possam participar da vitória do Redentor na Sua morte e ressurreição!
O final do versículo-base é lindo, pois declara que, após ter vencido os seres infernais, Cristo passou em paz por uma vereda em que, com os Seus pés, nunca tinha caminhado. O Salvador é perfeito e opera em todas as situações como o Vencedor sobre as artimanhas do inimigo. Foi isso que Ele veio fazer na Terra: Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo (1 Jo 3.8b). As obras do diabo estão desfeitas!
Sendo o Deus que era, é e será para sempre (Hb 13.8), Ele conhecia as veredas criadas na Terra, mas Seus pés ainda não tinham pisado o lugar de tormento, quando foi sozinho destituir Satanás e seu exército do poder de nos oprimir (Ap 1.8). Jesus nunca Se perderia, porque Ele é a Luz que ilumina aqueles que O recebem como Salvador e Senhor (Jo 8.12). Todas as obras do Mestre destinam-se a reconquistar os perdidos para Si.
Estou convicto de que, nos Céus, saberemos o que Jesus fez para nos dar a vida eterna e nos livrar das ações do reino das trevas. Ele não mediu esforços para abater os espíritos imundos que tentavam se esconder e passou com a segurança necessária na vereda que havia criado desde a fundação do mundo. O importante mesmo é saber que Ele destronou os demônios.
Quando for usado pelo Mestre, não tente entender o caminho que terá de passar para conseguir a vitória contra as forças malignas. Deus irá com você para confirmar a derrota que o inimigo já sofreu na casa dele. Hoje, somos os vencedores das batalhas da fé (Rm 8.31-39). Portanto, nunca deixe que o tentador o oprima ou se esconda de você. Jesus já tirou o poder dele!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor, nosso Amigo de verdade! É bom ter conhecido Jesus como o Salvador e Senhor da nossa vida. Assim, podemos Te louvar sem o menor temor de que seremos derrotados algum dia. O Teu Filho despiu o enganador por nós; agora, é só comemorar!
É lindo ler a respeito da vitória que Jesus infligiu ao inimigo. Ele perseguiu o diabo e os seus demônios, achando-os acuados, desencorajados e desesperados. Hoje, nada do inimigo nos amedronta, porque, sendo dirigidos pelo Espírito Santo, é só comemorar!
Quem poderia imaginar que havia uma vereda secreta criada no início de tudo e, por ela, o Messias nunca havia passado? O bom Pastor passou em paz e, por isso, é digno de ser chamado de nosso Salvador. Somos gratos por nos teres resgatado do mal!
