O anjo e o patriarca

Foto: Wes Hicks

E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.

Gênesis 32.25

Jacó precisava da bênção de Deus; então, ao anoitecer, fez sua família atravessar o vau do Jaboque, um pequeno riacho, e voltou para orar ao Senhor em particular. Em dado momento, veio um anjo, na forma de homem, que lutou com ele a noite inteira. Quando se aproximava a aurora, o anjo pediu que o deixasse ir, pois amanheceria, mas Jacó impôs a condição: só o deixaria partir se primeiro o abençoasse. Ele sabia crer!

Aquela luta era símbolo da verdadeira peleja travada no ambiente espiritual até a promessa ser cumprida em nossa vida. Mesmo parecendo tardia, Deus a confirmará e a cumprirá como nos foi revelada (veja Lucas 18.1-8). Aquilo que você sente ao voltar a sua atenção para uma promessa bíblica é a certeza dada pelo Senhor de que ela é sua; afinal, os testemunhos do Altíssimo são fiéis (Sl 93.5; 119.2).

Ao entender uma revelação vinda de Deus, ela passa a ser sua; portanto, você tem a obrigação de recebê-la em sua vida. Ainda que o anjo queira partir com qualquer justificativa, nunca aceite. Aquele anjo era Deus lutando com Jacó, e este não quis deixá-lo ir embora. É desse modo que você deve lutar em oração. Se o Senhor o visitou pela Palavra e lhe deu a promessa, aceite-a!

No final, o anjo disse ao patriarca que ele se chamaria Israel, porque, como um príncipe, lutou com Deus e prevaleceu. O profeta de Judá, mencionado no primeiro livro dos Reis, capítulo 13, no fim desprezou a direção do Altíssimo e, por isso, foi morto pelo leão. Não importa se você dá ouvidos a um profeta mentiroso; a culpa será sua, caso desobedeça à ordem do supremo Deus. Jamais serão aceitas desculpas se desprezarmos a Palavra. Sejamos príncipes e vençamos!

Jacó era fortalecido pelo Senhor naquela luta. Da mesma forma você o será, e Deus cumprirá o que lhe prometeu. Jesus falou: E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele (Mt 11.12). Seja mais valente do que o valente: Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava e reparte os seus despojos (Lc 11.22).

O patriarca saiu mancando do combate por causa da sua persistência, e isso mostra que é melhor sair ferido do que perder a vida. Ali, havia o perigo de Esaú matar seu irmão e a família dele. Porém, Jacó recebeu a bênção e isso nos fez sermos salvos. Se ele tivesse morrido, Jesus não teria nascido. Essa luta não foi só por Jacó e sua família, mas também pela humanidade que viria a ser salva por um dos seus descendentes!

Nada lhe acontecerá, se você lutar com Deus por causa da promessa feita a você: Agora, pois, ó Israel, que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o SENHOR, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma (Dt 10.12). Persevere até ganhar a sua vida!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus da grande batalha! O embate de Jacó Contigo, para que a mente de Esaú, seu irmão, fosse mudada, ensina-nos que também temos de lutar para sermos considerados príncipes, como o Teu perseverante servo o foi. 

Aviva o coração de quem lê esta mensagem e ora comigo agora. Assim, essa pessoa Te temerá e Tu estarás com ela. Ao Te respeitarmos, batalhamos para que a promessa que veio dos Teus lábios seja confirmada. Não podemos ser falsos cristãos. Ajuda-nos!

Jamais sairemos mancando da luta que teremos Contigo, e sim curados no corpo, na alma e no espírito. A nossa vitória significará muito para as pessoas que Te ouvem por nosso intermédio. Senhor, tomamos posse do que temos pedido!