O caminho do santuário

Foto: Arno Smit

Dando nisso a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do Santuário não estava descoberto, enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo. 

Hebreus 9.8

A missão do Espírito Santo foi cuidadosamente estudada pelo Pai, que O enviou para que todos os seres humanos aprendessem a agir de maneira correta. Ele veio nos salvar, dando-nos a liberdade necessária para vencermos as tempestades que se abatem sobre nós de tempos em tempos. Ele deu a entender que o Caminho do santuário não estava descoberto, mas, agora, com o Novo Pacto, a história foi mudada.

As revelações do Santo Espírito nos ajudam a entrar no santuário, onde não há maldade nem chicotes à nossa espera, e sim o amor do Pai, esperando a volta do filho que O deixou e partiu para o mundão, no qual só há perigo e sofrimento (Lc 15.11-24). Os salvos não podem abandonar a Palavra de Deus, porque Ele fala para o próprio bem deles (Hb 12.9-11). Portanto, jamais se deixe abater pelo cansaço, pela preguiça nem pelas obras da carne (Gl 5.16-21).

O Caminho para o santuário estava encoberto, por isso ninguém entrava diante do Senhor para resolver os seus problemas. Porém, agora, não há mais quem diga que errou ao tentar entrar nele, ou foi impedido, pois o sangue de Cristo o lava das iniquidades e lhe dá dignidade (1 Jo 1.7). Você tem tudo para vencer; então, ame a Deus e seja bem-sucedido em todos os momentos que desejar ter o poder divino operando em seu favor!

No passado, o Espírito Santo dava a entender que o caminho não estava descoberto, por isso, as pessoas ficavam fora das chuvas que o Espírito de Deus enviava sobre elas. Mas, hoje não há mais isso. Ele envia a chuva para o tempo de plantar, germinar e crescer a planta; a última chuva indica que a colheita já pode ser feita. Não se deixe ficar fora do tempo do Senhor, pois os que não o aproveitarem passarão fome nos meses seguintes. Deus é a nossa força sempre!

Agora, o Espírito Santo nos dá a entender que é época de colher o que foi plantado desde os dias dos patriarcas até a vinda de Jesus à Terra. Por isso, temos o melhor para desfrutar. O Altíssimo mandou levantar os olhos e ver que o tempo certo já chegou: Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa (Jo 4.35). O que você diz?

O segundo tabernáculo foi construído sobre o sofrimento de Cristo pela humanidade, quando o Pai O enviou para nos substituir na cruz do Calvário (Is 53.4-6). Depois, Ele desceu ao Inferno e despiu a autoridade que o diabo havia roubado do homem e a vestia para nos atacar com ela. Agora, o maligno não tem mais esse poder, porque foi derrotado pelo Senhor (Cl 2.15). Cristo nos comprou para sermos as bênçãos para as quais Deus nos preparou.

O primeiro tabernáculo já não existe. Agora, não temos de ir a Siló, e sim à carne de Jesus, a qual foi rasgada como o véu do templo, o santuário celestial (Hb 10.19-25). Por isso, podemos usufruir da vida abundante com as revelações de Cristo, a Palavra viva de Deus. Esta é a hora de tomarmos uma posição. Viva e faça outros viverem o melhor!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor amado! Somos gratos por nos dizeres que o vivo santuário foi aberto por Jesus, para que os salvos entrem e se estabeleçam na Tua presença. Por isso, louvamos o Teu Nome, pois, por Ele, somos abençoadíssimos!

A noite passou, o dia chegou, e as portas do Teu santo santuário nunca mais se fecharão. A nossa entrada no Teu Reino será abençoada. Esse é um dos motivos para Te engrandecermos por fazeres a nossa vida preciosa aos Teus olhos!

É bom vivermos neste tempo de liberdade na Tua santidade! Com isso, os filhos das trevas não mais se assenhorarão de nós. Desejamos cumprir os Teus mandamentos, para sermos amados por Ti, por Jesus e testemunhar as Tuas manifestações!