O chamado dos justos

Foto: Jeremy Yap – Unsplash

Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento.

Lucas 5.32

Quem pratica a justiça de Deus, arrependendo-se dos seus pecados e nascendo de novo, é considerado justo por Ele. A Bíblia ordena que essa pessoa faça três coisas importantes: Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, vós, os justos; e cantai alegremente todos vós que sois retos de coração (Sl 32.11). Não deixe para depois essas recomendações de se alegrar no Senhor, regozijar-se nEle e cantar com satisfação. Aja desse modo todas as vezes que puder ou estiver triste!

Praticar a justiça divina é sinal de ser bem-sucedido em tudo o que lhe foi dado a realizar. A sua maneira de ser diante do Todo-Poderoso agrada a Ele; com isso, você não será alvo das ações do inimigo. Se estiver passando por necessidade, clame ao Pai, que é bom e pronto para lhe responder. Deus nos promete: Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias (Sl 34.17). Não viva mais nas mãos de Satanás!

Canaã, destinada aos israelitas após serem tirados do cativeiro no Egito, a qual teriam de conquistar, era símbolo da verdadeira terra das promessas bíblicas. Nela, devemos nos encontrar como os donos dessa Aliança, iniciada com Abraão e completada para melhor com a morte de Cristo. O Senhor fala sobre essa conquista: Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre (Sl 37.29). Leia a primeira carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 6, versículo 11, e louve a Deus por tê-lo regenerado!

Não importa onde você esteja nem como está vivendo. O mandamento vindo por intermédio do rei Davi diz claramente qual deve ser a sua atitude. Quando você fizer isso, tudo o que estiver amarrado em sua vida se desenrolará, conforme a orientação do Santo Espírito: Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria (Sl 68.3). Você é um vencedor, e o Altíssimo quer vê-lo em grande festa. Anime-se!

Temos uma porta por onde entrar, a qual nos levará diretamente diante de Deus. Ela está aberta aos Seus justos, conforme declara a Palavra: Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e louvarei ao SENHOR. Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão (Sl 118.19,20). Portanto, não deixe nada do inimigo tirá-lo da posição preparada pelo Altíssimo para você, O que o Pai declarou ninguém pode impedir!

Não importa o quanto alguém sofra ao ser oprimido pelo diabo, tanto o justo que caiu em alguma armadilha do Inferno como uma pessoa que necessita ter seu direito reconhecido por Deus. As Escrituras são claras: Sei que o SENHOR sustentará a causa do oprimido e o direito do necessitado. Assim, os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença (Sl 140.12,13). Alegre-se: o Senhor sustenta você!

Se você caiu em transgressão e sente a sua alma presa nas trevas, declare como o rei Davi: Como quando alguém lavra e sulca a terra, são os nossos ossos espalhados à boca da sepultura (Sl 142.7). Então, ore assim: O SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos (Sl 146.8). Quer renovar o seu voto com Deus e sair da sua prisão?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da grande promessa! Tu não vieste chamar os justos, e sim os pecadores ao arrependimento. Quando um justo peca deliberadamente, ou uma pessoa erra junto com ele, precisa haver arrependimento de ambos. Assim, Tu os livras da prisão!

Os pecadores têm o mesmo direito; afinal, Tu vieste chamá-los à vida. Perdoa a quem, pela primeira vez, sentiu a queda e clama desesperadamente, a fim de sair da condenação eterna. Salva-os!

Agarramos a Tua Palavra e não a deixaremos partir, sem antes nos abençoar. Invocamos a Tua fidelidade, porque não podemos ficar nas mãos do inimigo. Cremos que as Tuas promessas são suficientes para nos transportar ao Teu Reino!