O Deus da igreja

2025-07-30 03:00:00
Ó tu que habitas nos jardins, para a tua voz os companheiros atentam; faze-ma, pois, também ouvir.
Cantares 8.13
Em Cantares, a sulamita simboliza a Igreja de Cristo, a Noiva apaixonada do Senhor Jesus. O Noivo habita nos jardins do palácio do Altíssimo, à sombra do Onipotente. Esse livro bíblico foi escrito em forma de poesia para mostrar como deve ser o relacionamento do casal que Se ama e respeita o Altíssimo. Portanto, ele deve ser estudado com afinco, para sabermos o que deve ser feito para que a união conjugal seja perfeita e agradável a Deus.
Cada congregação do Senhor em toda a face da Terra é um jardim, onde se encontra o essencial para nos fortificar, adoçar o nosso paladar e nos dar o precioso maná, indispensável para as batalhas da vida a serem travadas. Sem o alimento do Céu, não iremos muito longe. Não temos de viver gritando ao vento para encontrá-lo, pois também vivemos nesse jardim, plantado por Deus e cheio de bons alimentos.
Para o nosso Rei nos escutar, temos de invocar Seu Nome de todo o coração. Precisamos não somente ser ouvidos, mas também atendidos por Ele. O Altíssimo gosta de ouvir a nossa voz: Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face, aprazível (Ct 2.14). Que bom incentivo para orarmos a Ele, não é verdade?
Israel tinha no Senhor a Rocha em cujas fendas podemos andar. Firmados nela, encontraremos os recursos de que precisamos. As fendas somente são mostradas a quem decididamente quer encontrar Jesus, a parte principal da Aliança. Por Ele os perdidos são salvos, os doentes, curados, e a prosperidade vem. Basta O procurarmos dia e noite, até O encontrarmos e nos satisfazermos!
Ao falarmos com Cristo e ouvirmos a Sua voz, devido à nossa comunhão com Ele, todos veem que somos íntimos de Deus e abençoados por Ele. O mundo deve ver que Jesus é a Solução para os problemas, e, com Ele, todos são bem-sucedidos e estão livres do sofrimento causado pela queda de Adão. Somos completamente libertos ao aceitarmos a obra do Salvador na cruz e nos entregarmos a Ele.
Assim como a sulamita, a Igreja quer ouvir a voz do seu amado Noivo, a qual a faz ter paz e segurança. Os problemas das pessoas acabam quando elas recebem Jesus como Salvador e Senhor. Na Rocha que seguia Israel, havia água em abundância para saciar a sede de todos (1 Co 10.1-4). Ela se deixou ser ferida uma vez. A partir da segunda vez, quando o povo de Deus tivesse sede, poderia apenas falar com ela para que a água jorrasse do Seu interior (Êx 17.6; Nm 20.7,8). Faça isso!
Se Deus quer ouvir a nossa voz, e nós queremos ouvir a doce voz dEle, por que não nos unirmos logo com o Senhor? Assim, poderemos desfrutar da comunhão com o Pai, o qual diz: Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes (Jr 33.3). Só depende de nós!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor, Habitante dos jardins! Tu tens habitado o coração de quem Te ama e deseja Te conhecer mais. Nada pode nos justificar, a não ser o que sai da Tua boca santa e poderosa. Agradecemos pela Tua atenção!
Assim como tens o anseio de nos ouvir, também queremos escutar a Tua doce voz. Obteremos sucesso se Tu estiveres ao nosso lado. Pai, o que almejas que façamos para Te agradar e ter vida plena?
Queremos atentar para o mover dos Teus lábios, quando falas conosco. Mesmo não conhecendo nem entendendo muitas coisas, nós Te amamos e desejamos que o mundo Te conheça como o Salvador, Senhor e Supridor!