O diabo cita a Palavra

Foto: Aaron Burden

Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem.

Lucas 4.10

Conforme narrado nas Escrituras, Deus permitiu ao diabo levar Jesus a Jerusalém, para fazê-Lo passar pela tentação das tentações, mas Cristo não cedeu. Satanás levou o Salvador ao pináculo do templo e O desafiou a provar ser o Filho do Altíssimo, lançando-Se lá de cima. O inimigo citou a Palavra, a qual garante que os anjos guardariam Jesus. Afinal, tudo o que está escrito tem de se cumprir. A resposta veio logo.

Da mesma forma, em nossa instrução, enfrentaremos momentos delicados, mas, se somos os servos do Senhor, o prazer dEle, jamais atenderemos às sugestões de Satanás e seus demônios. É triste ver pessoas que pareciam estar preparadas para agir de acordo com a Bíblia, mas, quando provadas, foram reprovadas. Nada pior do que um filho de Deus abandonar a Luz para viver nas trevas!

No tempo de Deus, tendo aprendido a obedecer a Ele, poderemos passar por provas as quais jamais pensamos que existissem. Mantendo o coração puro, não daremos ao diabo qualquer chance de nos desviar do plano divino. O correto é ser guardado pelas mãos do Pai, desse modo, Ele não nos deixará cair nas mentiras do inimigo (Jo 10.27-29). Estamos “vacinados” para não errarmos mais.

Satanás desafiou Jesus a Se lançar do pináculo, pois os anjos dos Céus iriam guardá-Lo na queda, e nada de ruim Lhe aconteceria. Só havia uma questão bem importante nisso: não seria o Pai que O dirigiria, e sim o diabo. Ora, ninguém estará seguro na mão dos demônios. Se o Mestre tivesse Se lançado, Ele sofreria as consequências dessa atitude. O homem não foi feito para atender as demandas do reino do mal, mas servir ao Senhor.

Aceitar desafios das pessoas é errado. Os servos prudentes esperam a hora de ouvir e responder a provocação, dando atenção somente às Escrituras, e não o autor do mal. Jesus declarou o seguinte sobre Sua Palavra: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar (Mt 24.35). Por que aceitar um desafio, se você precisa ouvir apenas o seu Senhor? Vigie!

Quanto mais perto do Pai celestial você estiver, mais tentações sofrerá. O diabo busca aqueles que não observam a eterna Palavra, por isso quem se apressa peca (Pv 19.2). Portanto, nunca dê ao príncipe deste mundo o prazer de tê-lo feito errar. Se a sua fé estiver em Cristo, você estará seguro. O Messias protegerá os filhos de Deus, cumpridores da vontade do Altíssimo.

Jesus ouviu as propostas do diabo e exclamou com firmeza: Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus (Lc 4.12), citando Deuteronômio 6.16. Dessa maneira, o Salvador anulou as tentativas do Inferno para derrotá-Lo. A Bíblia fala das tentações, referindo a elas como instrumentos que fortalecem os verdadeiros servos (Tg 1.2-4,12). No entanto, muitos indivíduos não são mais discípulos do Senhor, pois pecaram e não se arrependeram de seus delitos (Hb 10.26-31). Creia e viva!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor, que garante a nossa fé! O Teu Filho passou pelas tentações, e nada pôde enganá-Lo. Por estar diante de Ti em todo o tempo, Ele permaneceu firme nos Teus ensinamentos. Que os discípulos de hoje não abandonem a fé em Ti! 

Temos muito a fazer para a Tua obra atingir as novas gerações, já que se aproxima a hora de irmos para junto de Ti. Os que ficarem farão a obra no temor que Tu dás a quem escolheu Te servir em Cristo. Nós Te amamos sobre todas as coisas!

Agora, clamamos pelo entendimento dos Teus preceitos, pois teremos de enfrentar as provas com o propósito de Te engrandecer e continuar fazendo a Tua vontade. Nós permaneceremos firmes!