O encontro com a ovelha

Foto: Sandie Clarke

E, achando-a, a põe sobre seus ombros, cheio de júbilo.

Lucas 15.5

Sempre devemos ter no coração a promessa feita por Jesus: Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre (Mt 7.8). O pastor da parábola contada pelo Mestre deve ter pedido a Deus que o levasse até a sua ovelha, e assim aconteceu. Afinal, quem bate na porta da fé a vê aberta. Céus e terra passarão, mas as palavras do Altíssimo não hão de passar (Mt 24.35). Creia!

Quando percebemos que a Palavra nos é revelada – que uma promessa saltou aos nossos olhos –, a melhor atitude é crer que ela nos pertence e agir conforme as Escrituras nos orientam. Sem dúvida, Deus irá cumpri-la. Nunca diga que a revelação não se tornará real na sua vida e, por isso, não irá reivindicá-la. Jamais faça Deus Se entristecer!

Se a cena do encontro com a ovelha fujona fosse filmada, veríamos um misto de alívio e alegria no rosto do pastor. Ela, por certo, tinha sentido medo e angústia; ele, preocupação, mas agora sorria de felicidade ao vê-la intacta, pronta para ser levada até as demais que ficaram sob seus cuidados. A felicidade do pastor era justificada!

Após achá-la, o pastor a colocou sobre os ombros, como se dissesse: “Agora, você terá o meu carinho. Está a salvo; não a perdi”. Na verdade, temos de viver com o Senhor em todo o tempo para nunca perder nada, principalmente a recompensa que Ele nos entregará no último Dia. Sobre isso, Ele nos advertiu: Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap 3.11). Quem obedecer ao Altíssimo será recompensado.

Que lindo ver o pastor voltando com a sua ovelhinha! Ela era dele, e das suas mãos ninguém a tiraria! É bom mostrar à pessoa que se desviou da fé e da igreja que, a partir do seu retorno, ela poderá ficar tranquila, porque ninguém irá afastá-la do Pai. Essa é a mensagem de Jesus para aqueles que voltam para Ele: ninguém os tirará das Suas mãos. Ele é o perfeito Salvador!

A caminhada do pastor ao aprisco deve ter sido de contentamento, pois Deus o ajudara no resgate da ovelha. Os pastores são pessoas simples, que não podem perder nenhum dos seus animais preciosos. Afinal, eles investem tempo e trabalho para cuidar deles. Um ricaço que possui milhares de animais, talvez, não sinta a falta de um, mas o nosso Pastor e Senhor, sim. Ele Se entristece se uma ovelha do Seu rebanho se perder e vai procurá-la.

O pastor da parábola, assim como Jesus, voltou jubiloso com a ovelha e a colocou junto das outras. Ela se perdera, mas, com a direção divina, foi recuperada. Caso você tenha se esquecido das promessas do Senhor, peça-Lhe que as refresque em sua mente, e Ele o fará. Mantenha o seu semblante feliz e seja agradecido. Fale com Deus sobre como se sente por fazer parte do rebanho dEle. O Pai Se alegra em vê-lo satisfeito!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor e Guia! Assim como o pastor de um rebanho se preocupa com a ovelha perdida, a qual pode ser devorada por um predador, e a busca até a encontrar, Tu tens compaixão de nós, sentes a nossa falta no Teu aprisco e nos resgata!

Custou muito ao Teu Filho nos ter salvado, pois as nossas iniquidades, transgressões e o pecado com o qual já nascemos foram colocados sobre Ele na cruz. Jesus pagou o preço da nossa redenção. Somos Teus! Nada do diabo tocará em nós. Fomos remidos e purificados pelo sangue de Cristo!

Agradecemos por teres amado o mundo de maneira tal que deste o Teu Filho para salvar os perdidos. A Tua paciência e o Teu amor são notórios, pois nada que havia em nós poderia ser usado para a obra da salvação ser feita. Tu és fiel!