O final da rebelião

2025-04-17 03:00:00
Como os guardas de um campo, eles a rodeiam; porquanto ela se rebelou contra mim, diz o SENHOR.
Jeremias 4.17
O esforço do Senhor para purificar Jerusalém de sua malícia foi desprezado, por isso a queda dela seria inevitável. O povo agia como se estivesse bêbado e, de tão inebriado, duvidava do juízo divino. É triste ver o que acontece com a pessoa que deixa os caminhos de Deus e, mesmo sendo advertida, não se arrepende nem volta para Ele, passando a ser rodeada pelo diabo e nada fazendo para se afastar daquele que brama como um leão e quer tragá-la (1 Pe 5.8).
Desprezar as advertências do Senhor nunca é bom. Lembre-se de que os povos que habitavam em Canaã antes de Israel desalojá-los viviam no pecado, por isso foram desarraigados (Dt 29.28; Sl 34.16). Quantos servos de Deus, aparelhados por Ele com as ferramentas necessárias, hoje se encontram em pecado? Por não dar ouvidos a Ele, agora marcham, acorrentados, para fora do seu território, e a Babilônia será sua morada, pois não guardaram o conselho nem receberam a correção (Pv 19.20).
Os moradores de Jerusalém, as autoridades e as pessoas notórias que viviam lá deixaram de amar a Deus e O provocaram com a adoração a ídolos como Baal. Esse falso deus, cujo culto envolvia promiscuidade, sempre encontrou lugar nos corações fracos que desprezam as orientações do Céu. Para onde aqueles que se entregam à idolatria e à devassidão estão caminhando, a não ser para o lago de fogo e enxofre? (1 Co 6.10; Ap 20.13-15). Eles se apegam às mentiras, desprezando a Palavra. Vigie e ore!
As sentinelas do Inferno que nos rodeiam são rápidas em apontar um aparente escape da ira divina. Porém, Deus julgará todos e dará aos que desprezaram os Seus avisos e se embrenharam no pecado a sentença que lhes trará tormento eterno. Como viveriam bem se buscaram o mal? O castigo se aproxima velozmente, e o diabo age de modo desesperado por saber que o seu tempo se esgota (Ap 12.12).
O único motivo de Israel ter sido entregue ao adversário foi a sua negligência em relação ao amor e temor a Deus e a sua consideração para com o que não merece respeito. Os habitantes de Judá trocaram a santidade pela prostituição, obra da carne, fruto da perversidade humana (Gl 5.19-21). Não é de hoje que isso ocorre, elevando a taxa de divórcios a níveis alarmantes. Aqueles que deveriam ser exemplos de retidão se tornaram propagandistas da imoralidade e do adultério. Misericórdia!
O que temos visto acontecer ao nosso redor é resultado da submissão ao diabo. É preciso voltar aos rudimentos da fé em Cristo, pois o diabo tem levado pessoas de volta para o seu império. Aqueles que abraçaram o pecado expulsaram o Senhor do seu coração e, assim como os moradores de Judá, verão seus filhos seguirem para o palácio do Nabucodonosor moderno para servir a ele!
Há como evitar tal tragédia? Sim, mas tem de haver arrependimento sincero, porque o futuro dos perdidos costuma ser o pior possível: E aos filhos de Zedequias degolaram diante dos seus olhos; e vazaram os olhos a Zedequias, e o ataram com duas cadeias de bronze, e o levaram a Babilônia (2 Rs 25.7). O destino final do rebelde será indescritível!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, a quem devemos honrar! Pensamos que não seria possível que aos descendentes do rei Davi agir de modo tão insensato, mas, deliberadamente, eles Te deixaram para adorar Baal e outros falsos deuses, amando o pecado!
Isso acontece nestes últimos tempos, e parece que vai piorar, porque o temor a Ti tem desaparecido do púlpito e do coração daqueles a quem o diabo tem atraído por meio de desejos pecaminosos. O que será desses rebeldes?
Clamamos por mais sabedoria e unção, a fim de mostrarmos a quem se deixou influenciar e governar pelo inimigo que pode e deve abandonar o caminho da perdição. O dinheiro acaba, e as suas vantagens também, mas os que guardam o Teu Caminho serão bem recompensados!