O glorioso plano

Foto: Ravi Pinisetti

2024-04-19 03:00:00

Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. 

Oseias 11.1

O plano de Deus para a Igreja de Cristo foi elaborado antes mesmo da criação do mundo (Ap 13.8). O Espírito do Senhor sabe tomar a atitude com sabedoria. A Igreja tem de permanecer firme e disposta a agir sob a direção vinda da Palavra. Jamais troque o que Ele diz pelo que parece ser certo. Apenas o Todo-Poderoso é a Verdade imutável. Ele salva quem nEle crê (Jo 3.36; 20.30,31).

Os descendentes de Jacó pela carne, quando passam pela provação e vencem, são vistos como príncipes, e aqueles que descendem dele pela fé – nós, judeus ou gentios –, não importando o lugar de nascimento, compõem o verdadeiro povo que subirá com Jesus na Sua volta. Os judeus são o povo natural do Senhor, mas ainda não se converteram; têm o véu que Moisés usava ao descer do monte sobre si. Quando este for tirado, eles se converterão, e seremos um só povo (2 Co 3.13-16). Jesus é a Luz!

A Igreja de Cristo é o verdadeiro Israel que ainda é um menino, mas é amado pelo Senhor, que prometeu nunca desampará-lo, desde que cumpra o mandamento recebido dEle no dia da Sua assunção aos Céus (Mt 28.18-20). Aqueles que se recusarem a obedecer a Deus não subirão para a Glória, pois reduziram o mandamento divino a uma posição inferior aos decretos feitos por eles sem a participação do Senhor. O sal insípido é imprestável (Mt 5.13).

Mesmo menino, Israel era a pura possessão de Deus e seria a Sua agência na Terra. O Pai sabe tudo a nosso respeito, pois vê o que sentimos quando a Sua Palavra é revelada. Por isso, devemos estar atentos para não desperdiçarmos nada do que Ele diz. Somos julgados pelo amor, ou desamor, para com Ele. Fazer a vontade divina deve ser a nossa decisão!

É forte a declaração de que o menino Israel foi amado. Na verdade, isso tem ocorrido desde o início de tudo. A fidelidade de Abraão ao Senhor era real, e toda a Igreja deve se dedicar a cumprir o plano bíblico. Assim, continuará a ser amada incondicionalmente pelo Senhor. Fazemos parte de um projeto maior do que conhecemos. Não podemos desperdiçar a sorte que bateu à nossa porta, pedindo licença para entrar. Deus é fiel!

O menino Israel, segundo a carne, passou por provações no Egito. O segundo Israel, a Igreja de Cristo, enfrentou um tratamento pior nas mãos das autoridades de Roma. Não houve sequer a consideração desses prostituídos reis com as pessoas que nunca cometeram algum erro contra o Estado romano. Elas foram perseguidas por não abrirem mão do seu amor por Cristo. Deus nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa Luz (1 Pe 2.9).

Não abrimos mão dos nossos valores, das revelações bíblicas com suas lindas promessas nem da ordem de levar a mensagem da cruz aos quatro cantos da Terra. A nossa chamada foi a bênção da qual jamais esqueceremos. Temos a missão de entregar à sociedade o convite de Deus. Desse modo, ocorrerá a mudança que já foi determinada. Afinal, Jesus pagou com o Seu sangue o preço da redenção do homem. Viveremos para sempre ao lado do Senhor na Glória!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor eterno! Que precisão tem o Teu propósito de levar ao mundo a mensagem da Boa Notícia. Ela garante que viveremos para sempre no Teu Reino de amor e justiça. Ajuda-nos a mostrar a todos que o Teu plano é sempre vencedor!

O Império Romano, mesmo usando brutalidade e crueldade contra os cristãos, não apagou nem apagará a chama que Tu acendeste no coração dos nossos irmãos. A Inquisição, a serviço do Inferno, não conseguiu dobrar aqueles que realmente Te amavam.

Ainda somos meninos, pois teremos a eternidade para desfrutar do Teu amor. Nada nos impedirá de cumprir o que determinaste, ainda que o ódio dos servos do diabo aumente de modo terrível, ameaçando nos destruir. Somos amados por Ti!