O grande preparo

Foto: Hannah Gibbs

Eis que te preparei trilho novo, que tem dentes agudos; os montes trilharás e moerás; e os outeiros tornarás como a palha.

Isaías 41.15

Nesta mensagem, o Altíssimo informa a Israel – hoje, à Igreja – que Ele a preparou de modo semelhante a um arado, instrumento agrícola para lavrar a terra. Deus afirma que fará do povo um trilho novo, com dentes agudos. Essa declaração mostra que a lei da sementeira e colheita entraria em ação na Sua Igreja. Para termos uma boa produção, precisamos olhar atentamente para tudo o que Ele nos ensina.

O apóstolo Paulo escreveu aos gálatas que o Senhor não Se deixa escarnecer, porque cada plantação produzirá a colheita segundo a semente: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7). O princípio criado por Deus para regular o tempo desse processo opera em todas as nossas ações. Portanto, precisamos examinar que tipo de grão plantamos no coração das pessoas.

Paulo acrescenta que a semeadura sempre produzirá boa colheita, seja na carne – em nossas interações com as pessoas e na nossa conduta nos assuntos cotidianos –, seja no ambiente da fé. Quanto a isso, ele orienta: Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna (v. 8).

O apóstolo continua exortando-nos pelo Espírito de Deus a não deixarmos de fazer o bem, e isso, naturalmente, a todas as pessoas: E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido (v. 9). A recomendação de não desfalecermos é importantíssima, pois muitas pessoas não mais esperam colher o que plantaram, porque desanimaram no meio do caminho!

Jesus nos instruiu a fazer o bem, semear nEle mesmo, para sermos recompensados no Dia do Juízo. Ele estava em Betânia, na casa de Marta, Maria e Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. Maria ungiu a cabeça do Mestre com nardo puro, algo caríssimo. Judas reclamou do desperdício, alegando que, se vendido, o valor obtido poderia ser dado aos pobres (Jo 12.1-8). No entanto, Cristo disse que o ato de Maria seria contado onde o Evangelho fosse pregado. Que colheita ela terá pela eternidade!

Paulo termina a sua exortação, mencionando o tempo que ainda nos resta para fazermos o bem: Enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (v. 10). Ajudar as pessoas é maravilhoso, mas o melhor é fortalecer os irmãos na fé, para que vençam e deem bom testemunho. Deus vê todas as nossas ações, não só as más, mas também, e principalmente, as boas. Ele dará a colheita!

Independentemente do lugar que Ele tenha colocado você, a terra se provará fértil devido ao trilho novo que lhe foi preparado. Se há só montes, eles serão moídos, e os outeiros se tornarão como palhas. Não veja problemas, e sim oportunidades. Jamais deixe que algo se torne empecilho, apenas ore, e os seus olhos serão abertos para entender que nem tudo é maldição!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus amado! É lindo entender a Tua Palavra. Tendo a compreensão dela, podemos fazer a Tua vontade. O princípio de plantar e colher é infalível. Como disseste em Gênesis 8.22, seremos gratificados pelas nossas boas ações!

Ajuda-nos a manter os nossos olhos fixos em Ti, para não cairmos nas ciladas do diabo. O importante são as Tuas revelações vindas das Escrituras; com elas, permaneceremos no Teu caminho!

Muitos caem nas mentiras malignas. Então, Pai, ensina-lhes a utilizar o trilho novo preparado por Ti para a humanidade. Devemos Te obedecer e, então, quando a colheita vier, estaremos jubilosos com o retorno. Agradecemos por seres o nosso Amigo!