O homem que fez Jesus parar
2024-11-28 03:00:00
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
Marcos 10.49
O Filho de Deus veio ao mundo para uma nobre missão: ensinar-nos a chegar diante do Pai e receber tudo de que precisamos. Há mais de dois mil anos, na saída de Jericó, um mendigo cego chamado Bartimeu não se deixou levar por quem dizia que ele estava abandonado por todos. Pelo contrário, ao ouvir falar de Jesus, sentiu-se amado por Ele, por isso clamou até ser ouvido. Bartimeu foi atendido somente quando a sua fé cresceu. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17)!
Os impacientes precisam aprender a não se deixarem dominar por nada, a não ser pelo Santo Espírito (Pv 14.29). O rei Saul se mostrou impaciente após o seu coroamento e deixou as tentações assumirem o comando. Com isso, viu toda a sorte de coisas imundas operando nele. O salvo precisa entender a advertência de Jesus para que vigie e ore (Mt 26.41), a fim de que o mesmo não aconteça com ele!
O profeta Samuel marcara dia e hora para ir ao encontro de Saul, porém o rei perdeu a paciência com ele por ainda não ter chegado e tomou a decisão tola de ocupar a posição reservada ao sacerdote. Assim, ofereceu o sacrifício, pois seu povo estava abandonando-o (1 Sm 13.1-14). Ao chegar, o profeta ouviu a explicação do monarca e lhe disse que este tinha agido nesciamente e, por não ter guardado a ordem de Deus, seu reino lhe seria tirado e dado a outro. Obedeça!
Os homens que exigiam que Bartimeu parasse de clamar foram ordenados a buscá-lo, e assim fizeram. Eles viram que a falta de resposta do Mestre ocorreu, para que a fé daquele homem crescesse a ponto de receber a cura. Por isso, jamais atrapalhe alguém de buscar a Deus, pois você será culpado e responsabilizado pelo que acontecer com essa vida. Agora, quando ouvir uma ordem do Senhor não deixe de cumpri-la; caso contrário, você estará indo contra o plano dEle!
Elias foi um exemplo de que a perseverança em clamar leva ao sucesso. Depois de provar que só o Senhor é Deus e de destruir os 450 profetas de Baal e os 400 de Aserá, considerada a deusa dos postes-ídolos (Jr 17.2 – NTLH), o profeta subiu ao monte para o seu maior teste: ele havia prometido que pararia a chuva e, depois, iria enviá-la de novo. No entanto, orou sete vezes para que a sua palavra fosse cumprida (1 Rs 18). As promessas se cumprem no devido tempo!
As pessoas costumam pensar que tudo para nós, cristãos, é fácil; que basta orarmos para termos nossos pedidos atendidos. Porém, se estivermos distantes de Deus ou não agirmos pela fé, nada acontecerá. Elias havia dito ao rei Acabe que subisse a comer, porque a chuva estava a caminho (1 Rs 18.41,42). O profeta se ajoelhou e orou com fé, segundo tudo o que lhe fora dito, mas o céu continuava claro, e a chuva não aparecia. Ele teve de insistir!
Imagine a pressão que o diabo fez para que não chovesse! Elias orava, e o seu ajudante ia olhar se já havia sinal de chuva. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe (1 Rs 18.44). Creia!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor, que cumpre a Palavra! Assim como o diabo não conseguiu impedir o cumprimento dos Teus planos, também não impedirá que a resposta prometida venha. Tua mão há de operar em nosso favor, para que sejas glorificado em Jesus, o Teu Filho!
Não sabemos quantas vezes Bartimeu teve de gritar pedindo misericórdia, nem o quanto o maligno conseguiu atrasar a cura dele. Ele não agiu como criança, e sim como uma pessoa que conhece o seu direito e o reivindica. Aquele homem foi curado por perseverar como Tu ensinaste!
Devemos ter bom ânimo sempre, mesmo quando tudo fala ao contrário, pois Tu jamais deixarás de atender aos Teus filhos, que rogam por justiça. Assim como aquele mendigo era a Tua imagem e semelhança, e clamou a Ti, também temos essa mesma prerrogativa!