O melhor banquete

Foto: Jordan Arnold – Unsplash

E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa.

Lucas 5.29

Levi, o publicano, que trabalhava para Roma como coletor de impostos, ao receber o convite do Mestre, deixou tudo, levantou-se e O seguiu. Com essa atitude, mostrou que encontrara o que procurava. A fé em Cristo nos leva a tomar boas decisões que durarão para sempre. Além disso, essas escolhas reverterão em muitas graças que as pessoas darão a Deus pela nossa vida. Nada melhor do que levar as almas ao arrependimento, pois Jesus veio ao mundo com esse intuito.

Por entender seu propósito no grupo de Jesus, o publicano realizou uma festa e convidou os perdidos para conhecer Aquele que mudou sua história. Atender ao toque do Espírito de Deus é grande lucro: E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado (Lc 14.12).

Levi deve ter sido muito amado, já que amou muito a Deus. Temos visto pessoas com poucos recursos financeiros, que, ao ser converterem, também fizeram uma “festa” para o Senhor, patrocinando as missões e a construção de igrejas. Na volta de Jesus à Terra, elas verão o resultado dessa prova de amor: Por isso, te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama (Lc 7.47).

É verdade que a fé para alguns se resume na cura de seus males e na prosperidade oferecida pela Bíblia. Esses indivíduos quase não ajudam na recuperação das vidas que estão nas sarjetas do mundanismo. Fomos salvos para proceder como o Salvador: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (At 10.38). Isso é o melhor do Evangelho!

Levi não convidou as pessoas para mostrar o quanto era “generoso”, e sim para que fossem à festa e se assentassem com ele e o Mestre. Não há alegria maior do que ver os amigos do passado entregues a Jesus e, em pouco tempo, direcionados ao Céu. Restaurar vidas é a melhor tarefa aqui, porque isso nos dá dignidade e serventia. Já quem se deixa levar pelas tentações se arrependerá imensamente. Você e sua família devem trabalhar na obra!

Não sabemos por que os fariseus estavam presentes ali, visto que só sabiam criticar. Porém, as suas palavras acabavam servindo para os outros entenderem o amor de Deus. Que todos participem da fé em Jesus e do Seu amor. Dedique seu tempo pensando no propósito de Cristo ter vindo ao mundo, como Paulo falou: Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal (1 Tm 1.15).

Deixe o Espírito Santo falar o que você deve fazer e mãos à obra! A sua oferta será devolvida multiplicada. A lei do plantar e colher é verdadeira: Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo (Lc 6.38). Quão fiel é o nosso Deus!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, nosso Mestre! Levi deu uma festa para mostrar a alegria de ter encontrado quem procurava: Jesus. A presença do Mestre e dos discípulos nessa reunião fez as pessoas tomarem conhecimento da conversão do publicano. Ele se tornou o evangelista Mateus!

Levi se transformou no Teu dom, Senhor! Não sabemos dos seus outros feitos, mas, ao abrir a sua casa, levou muitos a perderem o preconceito e se unirem Àquele que criou tudo o que se vê e ainda será revelado. Mateus ainda escreveu um dos evangelhos!

Que outros se convertam e se tornem Mateus, o Teu dom! Que as pessoas perdidas e discriminadas da nossa geração Te conheçam e Te amem. Então, o Teu propósito em nos salvar e nos enviar ao mundo para pregar a Palavra será a Tua recompensa!