O motivo maior da nossa alegria
2025-01-15 03:00:00
Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.
Lucas 10.20
Como é bom ser usado por Deus para ajudar alguém a sair do sofrimento e a ter direção na vida! Sem saber o certo a fazer, muitos se entregam a práticas pecaminosas que os impedirão de subir com Jesus, quando Ele voltar para buscar a Sua Igreja. A iniquidade os excluirá do Reino de Deus (1 Co 6.9,10). A alegria e o prazer momentâneos proporcionados pelo pecado não valem o prejuízo eterno que eles terão.
Para advertir a pessoa que adultera, prostitui-se, mente, é desonesta e comete outras transgressões, é preciso ter a sabedoria do Alto. Em geral, ela não conhece o Senhor nem a Sua Palavra e acha que o cristão é bobo por não aproveitar o gozo do pecado (Hb 11.25). O diabo a cegou completamente, como revelou Paulo: Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2 Co 4.3,4). Peça sabedoria a Deus!
Quando aceitamos Jesus como Salvador, fomos perdoados dos nossos pecados. Isso se tornou motivo de grande alegria, porque passamos a sentir a presença de Deus. Antes da conversão, estávamos inaptos para a vida eterna ao lado de Cristo. Porém, o Altíssimo usou pessoas para plantar em nós a semente divina, e a nossa vida foi transformada. Agora, alguns levaram meses para se decidirem por Cristo.
Após a conversão, compreendemos a Palavra e fomos mudando o nosso comportamento. Por isso, precisamos ter sabedoria do Alto tanto para não atrapalharmos quem está no início da caminhada com Deus como para adverti-lo sobre algum desvio. Os salvos devem perseverar na fé até o fim: E sereis aborrecidos por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo (Mc 13.13).
O texto citado anteriormente confirma a possibilidade de alguém não ser salvo; basta não perseverar até o fim. A palavra dita por Jesus já seria o bastante para confirmar isso. Há também o exemplo dos israelitas libertados do cativeiro no Egito, que pecaram e morreram no deserto, sem nunca terem entrado em Canaã, a qual tipifica a Jerusalém celestial, herdada pelos salvos (Ap 21.2,3). O diabo tentará nos desviar, a fim de entrarmos para o grupo dos perdidos, desejando que fiquemos caídos no Caminho para o Céu.
Ora, se o nosso nome está escrito no Céu, devemos nos alegrar e obedecer ao Senhor para seremos vitoriosos. Em Deus, não há má vontade de nos conduzir em triunfo rumo ao Paraíso. Mas, se não vigiarmos, alguém procurará nos tirar da nossa posição. Vigiar e orar é palavra de ordem (Mt 26.41). Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap 3.11).
Se os espíritos imundos que causam os males nos obedecem, nada pode nos impedir de vivermos livres de qualquer tipo de tentação e problemas, pois Jesus nos permitirá desfrutar do que temos nEle, em Quem está toda sorte de bênçãos (Ef 1.3). Diga que, a partir de agora, você assume a sua posição em Cristo. Ele é fiel e justo (1 Jo 1.9).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, Amigo e Protetor! Agradecemos por nos livrares de todo mal. Que os Teus olhos nunca deixem de nos vigiar e guardar, para que nós e os nossos amados possamos terminar a carreira cristã sem perder a fé! Somos Teus por Cristo Jesus!
Ensina-nos a nos alegrar em Ti; assim, cumpriremos os Teus mandamentos como Teus amados filhos. Não aceitamos nenhuma mentira do inimigo, pois queremos viver dentro dos limites estabelecidos por Tua Lei e ser guiados pela Tua sabedoria. O Teu amor nos constrange a fazer o bem!
Tu nos elegeste no Teu Filho para sermos santos e irrepreensíveis. Damos a Ti o louvor e a glória por tudo o que fizeste e pelo que farás em nosso favor. O nosso nome está registrado no Céu, onde, um dia, iremos morar Contigo, no Teu Reino!