O pecado da desobediência

Foto: Joshua Earle

E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

Hebreus 3.18

É gravíssimo o pecado da desobediência, e o Senhor despreza as pessoas que rejeitam os Seus mandamentos, estatutos e juízos. A desobediência começa com alguém, um grupo ou até toda a nação fingindo que não sabe como agir, depois de já ter entendido a vontade de Deus. Ninguém se engana quando despreza a missão dada pelo Altíssimo; na verdade, está Lhe desobedecendo ciente de que haverá punição.

O pecado entrou no jardim do Éden, quando Eva comeu do fruto proibido; porém, a transgressão não lhe foi imputada, porque Deus tinha falado com Adão. Ao comer do fruto da árvore do bem e do mal, o primeiro homem arruinou toda a raça humana: Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos (Rm 5.19). Agora, importa-nos obedecer a Deus, pois fomos feitos justos em Jesus.

Israel não tinha desculpas para ser rebelde ao Senhor, porque lhes fora ensinado desde a meninice sobre a obediência aos mandamentos (Dt 6.1-9). Os gentios não podiam pagar pelo preço do erro deles. Então, todos receberam o direito de alcançar misericórdia: Porque assim como vós também, antigamente, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia pela desobediência deles (Rm 11.30).

Os pecados foram enquadrados na desobediência de Israel, e isso demonstra que os povos se tornaram iguais. Assim, Deus pode usar de misericórdia para com os perdidos (Rm 11.32). Ele tem prazer em atendê-los pelo fato de Israel ter Lhe desobedecido. Agora, é como se os gentios sempre tivessem estado na presença do Altíssimo e, por isso, Ele estendeu-lhes misericórdia, porque não tiveram conhecimento da Lei que aponta os erros (Rm 2.12).

Segundo Paulo, Deus está pronto para vingar toda desobediência, quando for cumprida a nossa obediência (2 Co 10.6). Grande importância tem diante do Pai a decisão de seguirmos a Sua Palavra. O Senhor fala em vingar o fato de os israelitas terem cedido ao inimigo, mas, quando Ele vir a nossa obediência, a Sua forte ação de vingança os livrará do juízo. Quanto aos gentios, basta aceitarem Jesus como Salvador.

Escrevendo aos efésios, o apóstolo fala que, no passado, os gentios andavam sob o comando do príncipe das potestades do ar, mas esse espírito já não opera em nós, porque não somos mais considerados filhos da desobediência (Ef 2.1-7). Quanto aos eleitos por Deus para ocupar o lugar de destaque entre os povos, serão salvos quando o véu sobre a cabeça deles for tirado. Desse modo, eles enxergarão como filhos da luz, o povo salvo do Senhor (1 Co 3.13-16).

Os atos pecaminosos que as pessoas guardam no coração e a maldade que domina a vontade delas não podem mais oprimi-las. Deus é Refúgio, Fortaleza e socorro bem presente na hora da tribulação (Sl 46.1). Nunca se deixe influenciar ou dominar pelo pecado. Quem fizer isso verá a ira de Deus (Cl 3.6). Vigie e viva!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor dos filhos obedientes! Que prosperidade experimentamos ao ouvir a Tua Palavra e sermos aceitos no Teu Reino de amor e verdade! Nunca nos candidataremos para fazer parte do reino mau, porque isso Te entristeceria. Desejamos ser promotores da Tua alegria e salvação!

Tu não cancelarás ou alterarás a Tua condenação, bem como a nossa salvação adquirida pelo maior preço que poderia ser pago. Tu concedeste aos gentios a chance de serem novas criaturas. Nós Te agradecemos de coração por nos teres salvado!

Todo justo entrará no Teu repouso. Os perdidos que passam a Te conhecer são automaticamente salvos e transladados para o Reino do Filho do Teu amor, uma vez que O aceitam como Salvador e Senhor, passando da morte para a vida.