O pior erro

Foto: Priscilla du Preez

2024-04-23 03:00:00

Não voltará para a terra do Egito, mas a Assíria será seu rei, porque recusam converter-se.

Oseias 11.5

O reino de Israel não quis se manter liberto, por isso ouviu do profeta que não voltaria para o Egito, onde fora escravizado durante mais de 400 anos (Êx 12.40). Aqueles que são rápidos para ouvir devem ter gostado dessa notícia; no entanto, Deus completou a declaração, dizendo que seriam subjugados pela Assíria, o poderoso império do Oriente que dominou por 13 séculos. O motivo: estavam cometendo o maior erro, desprezando a Fonte da vida e da felicidade!

O fato de as pessoas não se converterem pesa nas decisões do Senhor. Veja, Ele enviou Seu único Filho para nos salvar (Jo 3.16), e esse processo teve diversos desdobramentos até o Salvador nascer. Jesus andou em toda a parte, pregando e usando o Seu Nome para libertar os pecadores, curar enfermos e libertar os oprimidos (At 10.38). Ele morreu, foi ao Inferno e tomou do diabo a autoridade com a qual nos oprimia e ressuscitou (Ef 4.8-10). Agora, é crer e viver!

Cristo não venceu o diabo usando força física, mas puxando dele os males que sofreríamos e, depois de ter feito o necessário, foi vivificado – religado a Deus. Ele saiu com as chaves da morte e do Inferno, levando cativo o cativeiro (Ap 1.17,18). Hoje, somos livres do sofrimento e, por isso, não temos medo de enfrentar o diabo, porque ele não pode mais nos tocar. Os medrosos e tímidos precisam se levantar em o Nome de Jesus e fazer valer os seus direitos!

Da mesma forma deve ocorrer com quem se rebela contra o plano da salvação e santificação. Talvez, a pessoa que abandona o Senhor não seja cativa do mesmo pecado, mas voltará às mãos do inimigo em “outras terras”, sofrendo maior miséria. Quando alguém se recusa a converter-se a Deus, ele cede às tentações do maligno e faz o que ele diz (Lc 9.23). Cuidado, Satanás muda as suas ofertas para manter o domínio!

No Egito, os filhos de Israel não tinham direitos, porém, nas mãos dos assírios, eles sofreriam mais. Na verdade, o homem nasceu para ser livre, escolher o lugar onde viverá e produzirá os bens que facilitarão a sua vida e o seu serviço ao Senhor. Sair da mão do Senhor significa colocar-se debaixo da vontade de quem é seu igual, mas se acha superior. Só há paz e segurança firmado no poder de Deus. Creia e se esforce para agradar a Ele!

O nosso Rei deseja que Lhe sirvamos em amor; para isso, empenhou a Palavra de que nenhum mal nos sucederá (Sl 91). Todos devem se medir pelo seu modo de viver, sem a acusação da consciência, tendo o Santo Espírito conduzindo-o passo a passo. Seja sábio e será vencedor nesta vida e na eternidade. Deus é com quem Lhe serve em amor e de todo o coração (Sl 1.1-3). A sua escolha determinará o tipo de pessoa que você será!

Converta-se ao Senhor! Essa será a sua melhor decisão. Andar com a justiça eterna irá realizá-lo plenamente, sem tropeços. Já houve algum? Diga a Deus qual foi, e Ele o ajudará a voltar a caminhar ao Seu lado, e nenhuma força má irá dominá-lo. Que tal orar agora e se acertar com o Altíssimo? (Jr 29.13).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor das firmes promessas! Não há ninguém como Tu, que Te comoves, sentes o quanto erramos e nos tomas em Tuas mãos. O homem precisa de Ti para vencer nos momentos das tentações. Tu não nos desamparas nem nos abandonas.

Saber que jamais voltaremos para o Egito é bom, mas não queremos ser escravizados por outro reino, que, sem dúvida, será pior do que o primeiro. Agora, sendo povo Teu, guarda-nos para Te obedecermos!

O único bem que podemos fazer a Ti é dar-Te o direito de agir em nossa vida, possuindo-nos por inteiro, limpando-nos da sujeira do diabo e fazendo-nos Teus filhos. Como és diferente do inimigo em todos os sentidos, por isso afirmamos que somos agradecidos!