O preço do amor

2025-07-16 03:00:00
Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.
Marcos 6.18
Por toda a eternidade, o recado que João Batista recebeu do Céu para dar a Herodes, dizendo-lhe que não era lícito possuir Herodias, a mulher do seu irmão, ecoará na alma do rei. Se ele tivesse obedecido a essa mensagem, poderia ter sido salvo e, então, uma mudança completa ocorreria em seu comportamento. Da mesma maneira, a pessoa que ouvir o recado de Deus, mas não Lhe obedecer, gritará alucinada por tê-Lo desprezado.
Os cristãos que evangelizam familiares e amigos não sabem o bem que estão fazendo. Já aqueles que resistem à voz do Senhor haverão de lamentar pela eternidade por não terem se rendido a Ele. Os perdidos sofrerão enquanto não derem ouvidos ao Senhor, o qual enviou Seu Filho para morrer na cruz pela humanidade. Sem um encontro com Jesus, eles jamais verão a Luz. Compensa se perder para sempre? Não! Mil vezes não. Ouça a Palavra e ore!
A Bíblia registra o encontro de Jesus com um jovem rico, que havia feito de sua fortuna a razão da sua vida (Mc 10.17-22). Ele era religioso e, como tal, sempre estava na sinagoga. Podemos imaginar as pessoas que por lá passavam, entregando sermões sobre a vontade de Deus e, ao final da prédica, dizendo palavras que se encaixavam na vida dele. Certamente, o jovem ouvia a voz do Senhor, falando ao seu coração o que deveria fazer, mas isso o chateava.
Como muitos que conhecemos, o rapaz já não se agradava mais de ir à igreja, porque, durante o sermão, ouvia Deus dando-lhe a direção certa. Não era mais assíduo no ajuntamento da sinagoga. As pessoas tentavam ajudá-lo, mas não eram bem-sucedidas. Porém, alguém lhe falou de Jesus e da cura dos doentes. Assim, deve ter indagado se tal homem cobrava algo, e a resposta foi não. Ele foi até o Senhor chamando-o de bom Mestre!
O jovem deve ter gastado um tempo examinando a maneira de Jesus ministrar a salvação, a cura e as demais bênçãos. Encantado com Cristo, o jovem perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? (Mc 10.17b). O Salvador lhe respondeu: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus (v. 18). Diante dessas palavras, o rapaz se fechou!
Jesus afirmou: Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe (Mc 10.19). O jovem se alegrou e falou: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade (v. 20b). Cristo o amou e disse: Vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me (v. 21b), mas o rapaz se afastou com tristeza. O Mestre o viu caminhar rumo à perdição e explicou como é difícil para alguns entrarem no Reino do Pai!
Herodes gostava de ouvir João, mas não seguia tais palavras. O rei estava apaixonado por Herodias. Mas aquilo não era amor, e sim paixão proibida. Muitos não querem dizer não ao seu coração cheio de demônios (Jr 17.9). Infelizmente, quem agir assim não entrará na Glória. Para entrar no Céu, é necessário abandonar o pecado!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Pai, perfeito e amoroso! Jesus não privilegiou o jovem que tinha guardado os mandamentos desde criança, mas o viu se retirar triste para seguir o caminho da morte e nada mais fez. A quem Tu falas sobre coisas assim?
Quem estiver estudando se deve ou não aceitar as Tuas condições caminha para a condenação. Não é possível desprezar a Tua voz e ganhar o Céu. Os requisitos para entrar no Céu são os mesmos para todos. Deixe de amar o mundo!
Por que alguém deseja a mulher alheia? Quem comete adultério se rende ao pecado e se afasta de Ti. Por incrível que pareça, muitos permanecem na iniquidade e se esquivam de se acertar Contigo. Misericórdia!