O que será dos tolos?

Foto: Veri Ivanova

Não toma prazer o tolo no entendimento, senão em que se descubra o seu coração. 

Provérbios 18.2

A pessoa dominada pela insensatez é alvo da compaixão de quem conhece o poder de Deus. As suas tolices terminariam se ela colocasse em ação a fé em Jesus. Isso a tornaria sábia e pronta para fazer a diferença. O problema dela é não se colocar diante do Senhor para reivindicar a libertação providenciada por Cristo em favor da humanidade. O fato de não dar a Deus o senhorio sobre sua vida permite que o diabo assuma essa posição. Vigie!

Outro erro é não prestar atenção às Escrituras. Ouvindo a Palavra de Deus, a fé chega velozmente ao seu coração e, com uma ordem dada em o Nome de Jesus, você abandona qualquer atitude imprudente e vê a transformação em seu interior. Ao assumir o senhorio da sua vida, a fé fará as coisas ruins saírem, e você ouvirá, pensará e agirá como Jesus quando Ele estava no mundo (Jo 14.12). Ela fará de você um exemplo para os sofredores.

Algumas pessoas são consideradas inteligentes, mas são despreparadas nos assuntos da fé, pois sequer examinam a Bíblia. Muitas receberam algum ensino que as fechou para a Verdade. Por mais que você queira falar-lhes sobre o amor de Deus, elas não se interessam por isso. Porém, um dia, Cristo voltará, e, então, ao verem tamanha glória, elas se desesperarão, mas será tarde demais!

O entendimento oferecido pela Palavra vale mais do que os tesouros acumulados na Terra até hoje. Na verdade, eles não têm qualquer valor quando o assunto é onde o indivíduo passará a eternidade. Aqueles que tomarem a estrada errada verão que, na volta de Jesus, não haverá mais tempo para se arrepender nem mudar seu destino eterno (Mt 7.13,14). Que o Senhor ajude você a crer!

O tolo na fé compara-se ao tolo privado de sabedoria, mas tanto um como o outro se alegram em expor aquilo que agrada ao próprio coração. Só que as pessoas sabem eles que são despidos de bom raciocínio. Infelizmente, muitos vivem sem querer aprender nada nem saber a respeito das bênçãos que Deus tem para eles. É triste vê-los agindo assim!

O insensato, quando se diverte praticando iniquidades, mesmo sendo advertido, não quer abandonar seus atos nocivos. Não se pode medir a estultícia dele, pois, a cada momento, em vez de parar suas más ações, prefere andar fora da sobriedade. Já quem possui uma boa mente se diverte agindo com inteligência. Este é procurado por todos!

É preciso ter paciência para tirar um imprudente do mau caminho, mostrando como a sabedoria é mais vantajosa do que a estultícia, mesmo que não veja a razão disso. Porém, quando o coração dele se abrir para a Verdade, será curado da sua estupidez. O Mestre diz que devemos nos esforçar para tirá-lo dessa condição que o leva a praticar o mal!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus da sabedoria e da Verdade! Queremos levar o Evangelho aos tolos, pois a mente deles não os deixa racionar segundo a Palavra. Pedimos unção para lhes dar o mínimo de juízo. Assim, eles entenderão o plano da salvação e serão redimidos!

Sem dúvida, há uma ação maligna no coração de quem ama a insensatez e não se importa em mudar de vida. Ele precisa aproveitar a chance de, ao ouvir a pregação das Boas-Novas, reconhecer o seu estado perdido e voltar-se para o Salvador!

O intuito é ver essa pessoa sentindo prazer no entendimento da Palavra. Sendo salva, terá a sua mente renovada em Cristo e o seu procedimento será condizente com um verdadeiro servo do Teu Reino!