O reinado da morte

2025-09-03 03:00:00
No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
Romanos 5.14
Toda revelação do Senhor é séria, e você deve recebê-la com a certeza de que ela foi enviada para torná-lo bem-sucedido em todas as áreas. A lição que estamos estudando é sobre o reinado da morte, que durou milhares de anos. Esse governo veio com o pecado de Adão e continuou até Moisés ser levantado por Deus para tirar os israelitas do cativeiro egípcio e levá-los a Canaã.
Moisés agiu conforme o Pai lhe ordenara, tendo realizado a obra com tanto cuidado e primor, que os melhores mestres do mundo não se igualam a ele. Moisés era servo na total acepção da palavra e o homem mais manso da Terra – submisso ao Senhor em todos os sentidos (Nm 12.3). Deus espera que você siga esse exemplo, para que o poder dEle opere sem impedimento na sua vida (Mt 5.5; Gl 5.22). Ele cuida dos Seus!
O diabo não abria mão dos descendentes de Adão, pois dizia que o mundo lhe fora dado (Lc 4.6). No entanto, esse pensamento era uma mentira, porque a entrada do maligno no mundo não teve a autorização do Altíssimo. Esse fato só ocorreu porque Satanás enganou o primeiro casal, usurpando a autoridade daquele que seria o pai da humanidade. Aqueles que se apossam de algum poder, um dia, estarão diante do Todo-Poderoso para responder pela sua obra má.
Algumas pessoas foram tremendamente abençoadas pelo fato de conseguirem se separar dos perdidos, buscando o Senhor com todo o coração. Apesar de os violentos se considerarem proprietários dos bens que tomaram dos outros, chegará o dia em que todos estarão perante Deus e responderão pelos atos praticados por meio do corpo (2 Co 5.10). Agir com prudência é a melhor decisão!
Ainda não tínhamos nascido, e essa sentença já pesava sobre a humanidade. Porém, ao darmos ouvidos à Palavra, mudamos do reino das trevas para o Reino da Luz, onde a Verdade prevalece. Quando ouvem sobre o amor de Deus, as pessoas podem decidir o que fazer e ser livres pela fé em Jesus (Cl 1.13,14). Portanto, todos podem viver libertos desde que abram o coração para a mensagem redentora de Cristo e aceitem essa santa obra!
Ao ouvirmos a Palavra, aprendemos acerca dos feitos de Jesus em favor da humanidade e O recebemos como nosso Substituto. A nossa sorte muda, e somos redimidos das nossas iniquidades. Agora, estamos livres, e nada do diabo está sobre nós. A dívida dos salvos já está paga, uma vez que o Pai Se satisfez com o sacrifício de Seu Filho na cruz, quando derramou Seu sangue para nos resgatar. Que Deus maravilhoso!
Adão é chamado de figura daquele que havia de vir, e isso é novo para muita gente. Por Jesus ter sofrido em nosso lugar, não devemos mais nada ao diabo (2 Co 5.21). Todas as pessoas que se entregam ao Salvador são transportadas do império das trevas para o Reino da Luz (Cl 1.13)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Pai amado! Esta declaração é excelente: a morte não reina mais sobre nós, porque o Salvador pagou o preço do nosso resgate. Não comemos o fruto nem fizemos nada para estar essa prisão, mas Jesus fez o que era preciso.
Muitas vezes, abandonamos o que é bom e permitido para examinarmos o que não podemos falar, tocar ou possuir, como no caso dos ídolos da feitiçaria. Quem Te teme sabe que precisa Te respeitar.
Hoje, nós Te damos graças pelo fato do outro Adão ter vindo ao mundo nos libertar e nos manter na perfeita lei da liberdade, a Nova Aliança. Queremos Te dedicar o real e glorioso louvor, recusando qualquer prática condenada por Ti!