O verdadeiro Deus

Foto: Ales Krivec

Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?

Números 23.19

Comparar Deus com o homem é diminuir o Senhor em tudo. Sendo o Criador e Todo-Poderoso, Ele pensa, fala e faz de modo que nunca conseguiremos mensurá-Lo. O Altíssimo tem a resposta pronta para tudo, mesmo antes de um problema surgir. Dos Seus lábios saem a Verdade e a solução para qualquer dificuldade. Ao agir, Ele coloca o Seu poder em ação, e nada pode impedi-Lo de fazer justiça ao necessitado.

O Senhor não pode ser tentado por nada, porque é Deus (Tg 1.13). Isso explica que podemos tê-Lo como o nosso Ajudador tanto em momentos de fraqueza, quando o diabo vem nos convencer a fazer coisas erradas, quanto de fortaleza, ao sermos tentados a pensar que podemos fazer alguma coisa sem Ele. A nossa força não é física, nem vem da sorte, mas é o próprio Deus que Se oferece para nos ajudar a sair das crises.

Quando enviou Seu Filho ao mundo, Deus queria nos libertar do reino da morte. O Altíssimo escolheu o Seu melhor, Jesus, para nos tirar da perdição eterna causada pelo pecado de Adão. Ao morrer na cruz do Calvário, Cristo pagou o preço mais alto, derramando o Seu puro e inocente sangue, a fim de que o diabo nunca mais pudesse nos reivindicar. Agora, somos realmente livres de qualquer dívida ou acusação (Cl 2.13-15).

O Filho era o Verbo de Deus, o qual executou as ordens que o Pai deu no início de tudo, quando o mundo material foi criado. A Bíblia afirma: No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (Jo 1.1-3). A Palavra Se encarnou e nasceu Jesus, o Emanuel, Deus conosco, que veio nos salvar.

Por inspiração do Espírito Santo, o apóstolo João cunhou a frase que mostrou ao mundo o Deus real, a própria Verdade encarnada (Jo 14.6). Cristo é o Salvador bendito que veio e, um dia, voltará para nos tirar dos envolvimentos malignos e nos levar ao Céu. O Altíssimo nos abençoará, redimindo-nos da queda eterna. Aqueles que aceitam Jesus como Salvador e Senhor recebem o poder para se tornar filhos de Deus (Jo 1.12).

Jamais duvide das declarações do Pai celestial a seu respeito. Até hoje, não houve nem haverá uma só declaração dEle que tenha ficado sem a justa recompensa. Em Cristo, tais promessas tem o sim e o amém, para a glória de Deus (2 Co 1.20). Ao morrer na cruz, o Salvador fez o que devia ser feito; agora, é só receber o testemunho do Pai encontrado nas Escrituras. Desse modo, a fé alcançará o seu coração e, com ela, virá o cumprimento do que foi dito.

Quando você entender que certa promessa lhe diz respeito, creia nisso, porque, na verdade, é o Pai confirmando-a em seu interior. A seguir, reivindique-a, determinando a saída do mal da sua vida, para que nunca mais volte (Jo 14.13). As revelações do Senhor se realizarão!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da Palavra criadora! Tu prometeste que enviarias a cura e a salvação eterna para quem cresse em Ti. Ao entender os Teus escritos, constatamos que o Filho não veio por acaso, e sim como a Resposta dos Céus para o homem caído. Somos gratos!

Tu não és homem, para que mintas, nem filho do homem, para que Te arrependas. A Tua Palavra permanece para sempre no Céu, onde reina o Teu amor e a Tua fidelidade. Aqueles que Te ouvem e creem se tornam imediatamente vencedores em todas as coisas!

Fala conosco, Deus! Ensina-nos a Verdade, e seremos libertos por ela. Jesus garantiu que aqueles que Te amam e guardam a Tua Palavra serão amados por Ti e abençoados em Ti. Além disso, eles chegarão diante do Teu altar para desfrutar da nova vida em Jesus. Nós Te agradecemos, Pai amado!