Obra fenomenal de Deus

Foto: Artem Sapegin

Porque o SENHOR dos Exércitos suscitará contra ele um flagelo, como a matança de Midiã junto à rocha de Orebe e como a sua vara sobre o mar, que contra ele se levantará, como sucedeu aos egípcios.

Isaías 10.26

Toda profecia vinda de Deus se cumprirá exatamente da maneira como Ele falou e fará conforme dito por Ele. A Palavra do Senhor jamais voltará vazia: Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei (Is 55.11). Porém, é importante discernir se a revelação é para o presente ou para o futuro.

A Assíria era o maior império do mundo na época. Durante séculos, ninguém ousou desafiar essa potência. Não havia quem não se derretesse ao ouvir que Nínive atacaria sua nação. Isaías recebeu o recado do Céu de que os assírios marchariam contra Judá, mas o Senhor prometeu suscitar contra eles um flagelo que seria a vergonha deles, como a matança de Midiã junto à rocha de Orebe.

Os midianitas deixavam Israel à míngua, porque o povo de Deus se desviou do caminho e se entregou ao pecado. Então, tornou-se presa nas mãos do impiedoso inimigo. Por sete anos, os midianitas apareciam no momento da colheita para tomar as reservas e as colheitas de Israel e levá-las para sua terra. Israel viu a miséria chegar e não havia mais a vontade de plantar. Plantar para que, se o inimigo levaria tudo?

O povo começou a orar e a buscar a Deus. Ele ouviu as suas orações e enviou um profeta, que correu por todo o Israel com uma mensagem: Eu sou o SENHOR, vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz (Jz 6.10). Não dar ouvidos ao Altíssimo era o pecado recorrente de Israel. No entanto, ao ouvir isso, Gideão decidiu semear trigo. Quem crê vê o milagre!

Gideão plantou trigo na terra da sua família, para que tivessem mantimento. Após colher, ele malhava o trigo em um lagar, a fim de colocá-lo a salvo dos midianitas. Um anjo que o observava falou com ele, dizendo que Deus o havia escolhido para libertar Israel das mãos dos inimigos (Jz 6.11-14). Gideão conseguiu 300 homens e foi à luta contra os despojadores. Dois generais midianitas (Orebe e Zeebe) fugiram do campo de batalha, foram mortos, e suas cabeças foram levadas até Gideão (Jz 7.25). Vitória!

Aquilo que parecia impossível tornou-se possível, porque Deus encontrou um homem disposto a Lhe obedecer para resolver o problema. Quando uma pessoa recebe a unção divina, ela logo vence o inimigo. Assim seria quando a Assíria se levantasse contra o reino de Judá. Deus interviria, suscitando um flagelo semelhante ao que aconteceu na matança de Midiã junto à rocha de Orebe, quando os generais e os seus soldados foram mortos pelos israelitas. Deus agiria para salvar Seu povo!

Isaías fez menção também à travessia do mar Vermelho, quando Moisés estendeu a vara sobre o mar, as águas recuaram, e o exército do Faraó pereceu na trilha aberta para Israel passar. Assim, os egípcios nunca mais oprimiriam os israelitas!

Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus vivo e operante! Quem diria que o presunçoso Faraó seria derrotado quando Moisés tocasse nas águas do mar? Elas foram separadas por Ti para que Israel atravessasse a pés enxutos. Os egípcios se alegraram quando perseguiram o Teu povo, mas encontraram a própria destruição!

Faraó se julgou mais inteligente do que Tu, Senhor, exigindo que os soldados egípcios fossem pelo mesmo caminho aberto por Ti. Eles não sabiam que abriste o mar apenas para Israel passar, ninguém mais. Tu és o Caminho que nos leva à liberdade!

A nossa carga foi tirada dos nossos ombros, o jugo foi despedaçado, e o pescoço do Teu povo está livre. Somos o Teu povo e, por isso, jamais perderemos qualquer batalha. Seremos firmes e confiaremos em Ti, ó Deus!