Obras infrutuosas das trevas

Foto: Brienne Hong

E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as.

Efésios 5.11

Triste é ver cristãos fazendo uso de programas da Internet repletos de conteúdos impróprios. Somente Deus conhece o número dos redimidos que se prestam a isso, pois é Onisciente. Além disso, o Senhor sabe que, apesar de Ele proibir o salvo de se comunicar com as obras infrutuosas, muitos se alimentam desse pão sujo e diabólico, por sentirem necessidade dessa falsa inspiração, a qual lhes destrói a alma.

Ao analisarmos o versículo-base deste estudo, concluímos que, para o nosso bem, Deus nos adverte a não estarmos de acordo com coisas que, aparentemente, ajudam, mas são ciladas do inimigo. Alguns admiram como o perdido é capaz de criar situações que “encantam” e levam os santificados no sangue do Cordeiro a desejar o pecado e a imitá-lo, contaminando-se e, dessa maneira, sendo condenados no tribunal de Cristo (2 Co 5.10).

A paciência de Deus tem se prolongado bastante, e, alguns, inclusive, pregam que não é errado conhecer o futuro cônjuge com luxúria, entregando-se às obras das trevas. Por que determinadas pessoas, que, até pouco tempo, eram firmes no serviço do Senhor, cederam aos excessos pecaminosos e destruidores? O Pai nos orienta: Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus (Lv 20.7).

Quem se comunica com o ladrão  o diabo  fica contaminado (Jo 10.10). Então, os mesmos enganos cometidos pelos frequentadores de lugares onde a feitiçaria impera acontecem também com quem opta pela promiscuidade para “apimentar” a comunhão marital. Isso é coisa séria! Se não formos santos, jamais beberemos do Manancial de águas vivas. Cisternas rotas? Sim!

O profeta Jeremias falou desse mal há cerca de 2.600 anos: Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas (Jr 2.13). Toda vez que um cidadão do Reino dos Céus procura as fontes amargas, ele se contamina. A única Fonte que não destrói a comunhão com Deus é a da água que jorra para a vida eterna (Jo 4.14). Examine-se!

O apóstolo Paulo foi tocado pelo Senhor para avisar aos que se voltam para o abismo criado pelo diabo, a fim de levá-los à perdição: Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 5.21). Tudo o que Satanás mostra é pecado, mesmo que pareça ser algo bom. Ele faz isso para atrair os fracos na fé, levando-os à separação de Deus. Examine-se e se arrependa!

O profeta Daniel foi usado pelo Altíssimo para falar do dia em que Jesus voltará à Terra: E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno (Dn 12.2). Não se insurja contra o Senhor por lhe falar sobre essa parte importante da sua vida. Consagre-se a Ele de todo o seu coração!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor, Amigo verdadeiro! Que os perdidos busquem a salvação, e os salvos, a santificação, decidindo viver ao Teu lado! Se continuarem nas obras infrutuosas, eles se perderão para sempre. A devassidão não pode separá-los de Ti!

É necessário condenar as obras das trevas! Na volúpia do pecado, alguns considerados membros de Sião cometem iniquidade, desviam-se e caem nas regiões da morte, de onde jamais sairão, caso não se arrependam. Escolhemos crer em Ti!

Perdoa àqueles que foram tocados agora, pois as lágrimas derramadas por eles são sinais de que o Céu será o Lar eterno deles. Não permitas que o inimigo tire a salvação dessas pessoas. Somos gratos porque Tu nos advertes e nos fazes voltar para Ti!