Ocasião favorável

Foto: Grant

E, chegando uma ocasião favorável em que Herodes, no dia do seu aniversário, dava uma ceia aos grandes, e tribunos, e príncipes da Galileia.

Marcos 6.21

As festas da carne jamais acabam bem. Veja o que o próprio Jesus afirmou: O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida (Jo 6.63). O nosso valor é eterno, mas, se não estivermos firmados na Palavra de Deus, nada conseguiremos. As nossas comemorações só têm propósito quando nos vestimos da graça divina. É preciso ensinar a Verdade a quem nasceu de novo, ou a conversão dele não terá valor.

Herodes faria aniversário e, para isso, convidou os grandes, os tribunos e os príncipes da Galileia para um evento carnal, a fim de ser louvado e exaltado pelos que queriam se aproveitar do cargo dele, e não para agradecer ao Senhor por sua vida. Os homens se aproximam de quem está no poder e o louvam para obter favores. Porém, a pessoa que ama a Deus procura cumprir os mandamentos e é amada por Ele!

As nossas festas devem seguir o exemplo de Jesus. Em Israel, comemorava-se a Páscoa, e a maioria dos judeus ia a Jerusalém celebrar a festa da carne. O Salvador Se dirigiu à cidade do grande Rei para ensinar, mediante as Suas ações, como gostaria que fosse feita uma celebração. Ao chegar lá, seguiu para o tanque de Betesda, onde jazia uma multidão de deficientes físicos, cegos e demais sofredores. Logo, o Mestre curou um paralítico que estava ali havia 38 anos (Jo 5.1-9).

Tendo presciência, Jesus sabia tudo sobre aquele homem que vivia ao redor do poço. Segundo criam, um anjo aparecia de tempos em tempos e agitava a água, e o primeiro que ali descia era curado de seu mal. Cristo preparou aquele enfermo e lhe ordenou que se levantasse, pegasse a sua cama e fosse para casa. Assim ele fez, pois já estava curado!

Jesus deseja que façamos festa como à que Ele fez na Cidade Santa. Não há nada mais bonito e digno de se comemorar do que a recuperação de dependentes químicos e de pessoas que vivem em situação de rua e passam por circunstâncias humilhantes para sobreviver. O Mestre nos ensina a fazer a festa do bem e deseja nos ver realizando-a dia e noite em todo lugar.

Foi em uma festa de licenciosidade que os agentes do Hamas mataram, em 2023, mais de 1.200 preciosas vidas na terra que Deus deu para os filhos de Abraão viverem. Por que esses homens não se juntaram a nós para fazermos a festa do Espírito? O povo está sedento pela Verdade, mas o espírito religioso estraga o prazer do Senhor. O Todo-Poderoso Se alegra em ver a redenção dos perdidos.

Cristo ensinou: Quando deres um jantar ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado serás na ressurreição dos justos (Lc 14.12-14). Faça o Senhor feliz, realizando o bem!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus amado! Para que a melhor festa da humanidade se concretizasse, Tu deste o melhor presente ao homem: o Teu santo Filho, para nos redimir da queda de Adão. Hoje é dia consagrado a Ti, ao Senhor da redenção!

Queremos levar esse entendimento a todas as pessoas, a fim de que sejam vitoriosas sempre. Tu não desejas a Tua imagem e semelhança reduzida e humilhada ao mais baixo nível. Vamos curar o povo!

O poder para fazer as mesmas obras de Jesus já nos foi dado. Agora, é executá-las conforme a Tua direção. Somos o Teu povo que deseja cumprir as Tuas ordens à risca. Usa-nos para seres glorificado em Cristo Jesus!