Onde se deve adorar

Foto: Vince Fleming

2024-05-04 03:00:00

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

João 4.20

Sábia era a mulher samaritana! Ela foi buscar água justamente quando a Água viva estava ao lado do poço de Jacó. Os patriarcas bíblicos cavaram poços de águas naturais, onde seus descendentes saciaram a sede. No Novo Testamento, essas fontes simbolizam Jesus, a Água viva, que faz de quem O aceita uma fonte de água a jorrar para a vida eterna (Jo 4.14). A mulher deixou Deus guiá-la ao fazer as perguntas certas para descobrir a Verdade. Cristo é a Verdade que precisamos conhecer para agradar ao Pai. Creia e ore!

Dentro de cada um há o desejo de ver as operações de Deus em favor dos aflitos. Não é preciso subir montanhas nem passar horas clamando pelo Senhor. Ele responde pela Palavra. Todos teriam sucesso se cressem no Evangelho – a Boa Notícia: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1.16). Qual será a sua atitude?

Grande era a controvérsia religiosa naqueles dias – a de que o Filho de Deus veio à Terra para salvar as pessoas da perdição eterna, causada pelo pecado de Adão. Uns criam na oração feita em certo monte de Samaria; outros diziam ser em Jerusalém o lugar de adorar a Deus. Na verdade, onde estivermos, podemos buscar a Deus para receber a Sua direção. Nós O encontramos na Palavra. Ele é Onipresente!

O coração do homem é o templo do Espírito Santo, onde Lhe servimos com amor e lealdade. Devemos viver aquilo que aprendemos com o Senhor, e não ficar desorientados e desesperados. Temos de abandonar a meninice religiosa e passar para a vida adulta da verdadeira fé em Deus; afinal, já crescemos e não temos mais de agir como crianças (Lc 7.32). A saída dos problemas é agir segundo a Palavra!

Tanto faz a pessoa estar em Israel ou em qualquer outro lugar. O importante é manter o coração limpo pela confissão de erros e com o perdão dos Céus. É a hora de os verdadeiros adoradores adorarem a Deus em espírito e em verdade (Jo 4.23). Quando você se sentir tocado pela Palavra, clame ao Senhor sobre aquela revelação e não se esqueça de tomar posse das informações obtidas na leitura. A resposta correta lhe dará a vitória!

Os samaritanos insistiam que Deus deveria ser adorado no monte Gerizim, e os judeus diziam que o local apropriado era Jerusalém. Porém, como os escritos bíblicos não revelavam isso, devemos esquecer tais coisas e realizar a nossa adoração conforme disse o Salvador: Em espírito e em verdade. O Antigo Testamento aponta para os fatos da Nova Aliança. Por isso, evitar os rituais religiosos faz muito bem!

Temos um monte a subir – a presença de Deus. Esse lugar não é físico, e sim onde encontramos as promessas de Deus feitas para a nossa vida. Toda vez que a leitura das Escrituras lhe revelar algo, medite naquilo até a fé surgir no seu coração. Ore, e Deus lhe dará o entendimento.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus da resposta correta! Louvamos o Teu Nome que nos concede as bênçãos! Aquele encontro ao lado do poço de Jacó foi dirigido por Ti, para que a nossa fé não fosse colocada em lugares ou coisas ditas santas, e sim na revelação da Tua Palavra. 

Conhecendo o que nos foi dado por Cristo e usando o Teu Nome, podemos acabar com os males que nos atacam, dizendo: “Em o Nome de Jesus, repreendemos todo mal e o mandamos embora para nunca mais voltar”. Somos gratos pela autoridade concedida a nós.

A partir de agora, tornamo-nos vencedores sobre o sofrimento. Assim como fez Jesus na tempestade no mar da Galileia, também ordenamos às operações malignas que cessem agora. Haja paz, saúde e felicidade na vida de quem ora neste momento!