Oniciente e sábio

Foto: Mika Baumeister

Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 2.9

Ao aprendermos do Senhor pelas Escrituras, descobrimos a razão de Deus não ter permitido que o homem recriado em Cristo produzisse por si mesmo o que fosse preciso e, pelo orgulho, pecasse, fazendo seu espírito cair nas mãos do diabo de novo: Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer (Jo 15.5).

Aquilo de que necessitamos já está preparado nas Escrituras. Então, pela nossa comunhão segura com Deus e a Sua Palavra, aprendemos o que nos pertence e, com uma declaração de fé, tomamos posse da bênção. Isso funciona em relação a qualquer mal que tenta se instalar no corpo e na mente, bem como às tentações que nos incitam a pensar ou agir fora do permitido na Bíblia. Somos libertos!

Depois da conversão, é bom manter uma vida de oração e leitura das Escrituras diariamente. Assim, a nossa vida seria mais fácil de ser levada, já que seríamos avisados quando o inimigo se aproximasse com a sua proposta para agirmos fora dos padrões bíblicos e, de novo, sermos seus escravos. Fomos agraciados com a liberdade para usufruir dos bens do Reino de Deus!

Há muito mais em Deus do que pensamos ou fomos ensinados. Quem deixa de ler a Bíblia não tem noção do que perde por desconhecer o poder do Altíssimo e, assim, vive em dificuldades. Medite sobre o carinho do Senhor destinado a quem vive na Sua presença, como fazia Elias, um dos moradores de Gileade. Ao se consagrar a Deus, esse profeta recebeu a missão de enfrentar o rei de Samaria e prevaleceu contra ele.

Elias não mediu palavras diante de Acabe e entregou o recado do Senhor. O rei do Norte não quis ouvi-lo; então, como fez Moisés diante do Faraó, também lançou a sua “praga”, dizendo: Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra (1 Rs 17.1). O enviado de Deus anuncia as palavras do Altíssimo!

A seguir, Elias foi para o esconderijo preparado para ele junto ao ribeiro de Querite. Lá, ficou durante muito tempo, até receber ordens de ir para Sarepta de Sidom e, depois, apresentar-se diante de Acabe. Com a unção do Alto, o profeta enfrentou o rei furioso, mandando que levasse os profetas de Baal e do poste-ídolo – 850 no total – ao monte Carmelo (1 Rs 18.17-19). Em uma demonstração de obediência ao Todo-Poderoso, Elias desceu fogo do Céu, e o povo exclamou que só o Senhor é Deus (v. 22-39). Grandioso é o nosso Deus!

O Pai celestial não quer ver Seu povo na miséria, dominado pelos pecados, chorando dia e noite, dizendo não saber por que Deus não o ajuda nem lhe responde. Abandone a sua vida interior de maus desejos e volte-se para Quem morreu para que você vivesse plenamente (Is 55.7). O Senhor lhe quer dar vida com abundância, enchendo a sua boca de bens, mas só poderá fazê-lo, caso você se aplique a estudar a Palavra e servir a Ele com toda sua alma.

Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus a Quem amamos! Não temos outro bem além de Ti e não queremos tê-lo. Assim, jamais cairemos nas ciladas do inimigo. Somos o povo chamado pelo Teu Nome, cuja felicidade vem de Ti. Pai, ajuda-nos a Te conhecer melhor, para Te honrarmos e vivermos bem!

Não podemos estar longe de Ti, sofrendo tentações e deixando de nos curvar diante da Tua Palavra. Afinal, o Teu Filho nos resgatou e nos fez novas criaturas, para nunca mais voltarmos ao estado em que os reis infernais nos dominavam. Já fomos libertos!

A partir de agora, a nossa vida será um constante fluir de louvor e adoração! Desfrutaremos das Tuas bênçãos, resistindo ao diabo, que fugirá de nós apavorado. Somos Teus e, por isso, não negociamos a nossa liberdade nem vivemos sem o Teu amor!