Os arranjos da preparação

Foto: Cindy Chen

E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.

Juízes 4.11

Nas Escrituras, Deus nos instrui a nos equipar para vencermos as lutas diárias. Os ensinamentos bíblicos são infalíveis para quem os observa. Sendo assim, os pastores em condições de ministrar na igreja serão bem-sucedidos, se estiverem firmes na obediência ao Senhor e à Sua Palavra, tendo recebido a mensagem para entregar à congregação no encontro semanal com Deus e as Suas ovelhas. Agora, sem preparação, fica difícil alimentar o rebanho.

Em Êxodo 2.11-22, lemos que Moisés ficou em apuros após matar um egípcio com um só golpe, a fim de defender um hebreu. Ele fugiu para Midiã, região dos queneus, e, ao chegar a um poço, viu sete irmãs, que pastoreavam o gado do pai, serem expulsas por pastores locais. Então, Moisés se levantou, defendeu-as e deu água para os animais (v. 17). Elas contaram ao pai o feito de Moisés, e este morou com Jetro, tomou conta do seu rebanho e casou-se com Zípora, filha daquele sacerdote. Moisés era um homem instruído e preparado para enfrentar e vencer as batalhas da vida.

Já em Juízes 4.11, é mencionado Héber, cuja esposa, Jael, matou o general Sísera, inimigo de Israel (v. 17-21). Ele havia se afastado dos queneus da tribo de Hobabe, também conhecido como Jetro (Êx 18.2) e Reuel (Êx 2.18). Hobabe significa querido; Jetro, excelência; e Reuel, amigo de Deus. Cada um desses nomes faz alusão ao desempenho dele na função sacerdotal; por isso, cremos que ele obtinha êxito no seu ministério.

Não sabemos a razão do afastamento de Héber, apenas que ele saiu do seu local de origem, a tribo de Jetro, e estendeu as suas tendas até o carvalho de Zaananim, um lugar no limite sul de Naftali, perto do vale do Megido, onde estudiosos apontam que se dará a terceira guerra mundial. Trata-se do vale de Josafá, onde a confederação de nações se destruiu mutuamente (2 Cr 20.1-30).

Era estranho o fato de Héber ter se tornado amigo de Jabim (Jz 4.17), homem mau que tudo fez para riscar Israel da face da Terra. Por trás desse desejo de destruição, estava o mesmo demônio que sempre tentou aniquilar os filhos de Abraão, Isaque e Jacó. Porém, o diabo nunca conseguiu cumprir a sua vontade de matar os descendentes desses patriarcas abençoados dos quais viria o Salvador, Cristo Jesus, o Senhor!

A mulher de Héber foi abençoada para ser uma heroína na luta de preservar a nação israelita. Héber tinha paz com Jabim, por isso Sísera, o capitão do exército do rei de Canaã, achou que estaria seguro escondido dentro da tribo do queneu. No entanto, Jael deu fim ao comandante cananeu e, assim, cumpriu-se a profecia de Débora (Jz 4.9). Jael devia ser uma mulher honesta e de quem todos poderiam dizer coisas boas. Ela estava pronta para a oportunidade de servir ao Senhor, derrotando o inimigo do povo de Deus. Conheça a sua missão!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, Protetor de Israel! Vimos, neste estudo, como deste a vitória ao Teu povo, quando Débora profetizava e agia como juíza. Tu fizeste os israelitas serem bem-sucedidos no passado e nos farás vencedores hoje!

Embora Héber não tivesse um forte motivo para se apartar dos queneus, filhos de Hobabe, ele o fez, indo habitar junto a Quedes. Os Teus desígnios se cumpriram quando ordenaste que Jael, esposa de Héber, fizesse o que ninguém conseguiu em relação ao chefe da impiedade do reino de Canaã: matar Sísera!

Prepara-nos para Te servir hoje e no futuro como verdadeiros varões de guerra. Toda a mentira do inimigo tem de ser mostrada e dissipada; afinal, ele não pode nos amedrontar nem continuar a fazer sua obra no meio daqueles que pouco ou nada sabem dos seus planos malignos.