Os confundidos pela idolatria

Foto: Taylor-deas Melesh

2024-05-09 03:00:00

Confundidos sejam todos os que servem a imagens de escultura, que se gloriam de ídolos inúteis; prostrai-vos diante dele todos os deuses. 

Salmo 97.7

A Bíblia proíbe o uso de imagens, bem como a adoração a qualquer santo ou milagreiro. O Único a quem se deve adorar está na resposta de Jesus ao diabo, quando este Lhe mostrou os reinos do mundo, e a glória deles, dizendo: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares (Mt 4.9). Veja quão ousado o enganador é, pois tentou até o Mestre, oferecendo-Lhe uma barganha: Jesus o adoraria prostrado e o inimigo Lhe daria tudo aquilo! 

Jamais podemos considerar as propostas do diabo. Quem aceita o favor dele pagará um preço alto. Temos certeza de que o adversário não favorece ninguém, pois só veio para matar, roubar e destruir. Ao ouvir a proposta do maligno, Jesus respondeu: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás (Mt 4.10). Vigie e ore! 

O decreto saiu do trono de Deus e diz claramente aos adoradores de imagens de escultura, bem como aos que as projetam, fabricam, vendem ou as têm em casa, que eles estão sob a autoridade do maligno. O Senhor repele essa prática que leva os idólatras a sofrerem as consequências de seus atos. O Altíssimo decretou: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra (Êx 20.4).

Adão não cumpriu a ordem de Deus e comeu do fruto, por isso foi expulso da presença divina. Do mesmo modo, quem não obedece ao Criador está sob a autoridade do rei das trevas: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem (Êx 20.5). Aborrecer o Altíssimo, que só quer o nosso bem, traz muitos prejuízos!

Quem invoca as forças do Inferno fica debaixo da maldição decretada pelo Alto nas Escrituras. No Salmo 115, após dizer que todo ídolo não tem qualquer valor – tem olhos e nada veem; possui ouvidos, mas não podem ouvir, e suas mãos não tocam –, o autor disse: Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam (Sl 115.8). Por que as pessoas se interessam pelo proibido? Deus sabe!

Aqueles que confiam em ídolos constatarão que cometeram o pior erro de suas vidas, quando se apresentarem diante do Tribunal da eternidade, por terem rejeitado a Aliança do Senhor. Então, qual será o destino deles? Eles ouvirão a voz do Altíssimo dizendo: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41). Por que não crer na Verdade?

No Grande Dia, os chamados deuses se prostrarão diante do Salvador, suplicando o Seu favor, mas será tarde demais. Hoje é o dia de tomar a decisão correta: aceitar Jesus como Salvador e Senhor. Nada melhor do que nos acertarmos com Deus, o Criador de tudo, pois dEle viemos e para Ele voltaremos!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, único Senhor! Por qual motivo algumas pessoas que, mesmo tendo o testemunho da Verdade, não se dobram diante de Ti nem se confessam como pecadores? Elas perdem o Teu amor, que poderia fazê-las felizes para sempre. Ajuda-as a Te conhecer!

O Teu Filho, o nosso Salvador, disse que é necessário nascermos de novo, sair das garras de Satanás e ser transportados para o Teu Reino de amor. Infelizmente, existem pessoas que preferem correr o risco de se perderem, levando uma vida promíscua!

Queremos nos tornar cidadãos do Céu, mas nada do que dissermos melhorará a nossa situação, a não ser que somos perdidos. Por isso, precisamos aceitar a salvação e o novo nascimento. Por causa dos pecados nos quais vivíamos, nada temos a Te oferecer, mas faz de nós Teus filhos e servos fiéis!