Os dons ministeriais
2024-11-12 03:00:00
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
Efésios 4.11
Na edificação da Sua Igreja, o Senhor Jesus, o Arquiteto do Universo, usa de sabedoria para escolher as pessoas que levarão os perdidos ao arrependimento, os quais formarão o grupo de salvos, chamados de membros do Seu Corpo. Cristo faz essa escolha com critério e maestria, uma vez que o diabo investe contra quem é colocado como responsável pela obra de Deus, trazendo toda sorte de tentações e problemas. É bom sempre orar pelos líderes das igrejas.
Nunca desmereça uma pessoa que esteja começando a obra de Deus em algum lugar, à frente do trabalho. Se alguém tentar atrasar a edificação da casa de oração, ele sofrerá as consequências. Veja, quando o Senhor escolhe uns para apóstolos, Ele os usa para traçar as linhas mestras da congregação. O apóstolo não é maior nem melhor do que aqueles que têm outros dons ministeriais, mas deve ser respeitado por todos!
O segundo dom mencionado no versículo é o de profeta. Este recebe de Deus aquilo que deve ser revelado à igreja. Ninguém pode se intitular um profeta da obra se, realmente, não tiver a unção para isso. É verdade que qualquer pessoa convocada para compor o ministério da igreja tem condições de ser usada em todos os dons, caso ainda não haja um titular para algum deles. Todos os ministros precisam ser humildes!
O terceiro dom é o de evangelista. Esse servo sabe levar o povo aos pés do Senhor, sendo bom e perfeito em ministrar os benefícios conquistados por Jesus: a salvação, a cura e as demais bênçãos obtidas pela fé. Alguns são chamados para exercer essa função de grande importância para o avanço e fortalecimento da congregação. A igreja que não cresce está fadada a se fechar, porém Deus dá o crescimento (1 Co 3.7)!
O texto bíblico cita também o dom de pastor, o qual é muitíssimo importante para a obra se desenvolver e gerar os filhos necessários para o Senhor, segundo a Sua direção. O pastor zela pelos membros da igreja, interessa-se em saber como eles vivem e procura estar rodeado deles. Com isso, a igreja se estabiliza e progride. O Altíssimo nos leva a entender que a Sua vontade é infinitamente melhor do que qualquer coisa vinda do homem. Deus é a Verdade!
Por fim, as Escrituras falam do quinto dom: o de mestres. Eles são eleitos por Jesus para ensinar a Sua Palavra, instruindo os fiéis sobre a doutrina cristã e as promessas do Novo Testamento, levando-os a servir ao Rei eterno. O povo que não é ensinado na Verdade vive em queda. Imagine uma família grande, na qual todos trabalham, mas um só sustenta a casa: estão fadados a passar por privações.
É o próprio Salvador quem toma conta do Seu povo, levando todos ao conhecimento de tudo o que a Bíblia fala sobre a missão dos salvos. Onde há o bom ensinamento das Escrituras, as pessoas são felizes e vivem com satisfação. No entanto, onde a Verdade não é conhecida, há confusão e todo tipo de pecado sendo praticado sem limites. Ser santo é ser salvo!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Pai, Edificador da Igreja! Quão bom seria se todos os salvos fossem ensinados por Ti, por meio dos dons concedidos ao Teu povo! Veríamos igrejas vivas, poderosas e amáveis, dando motivo para os perdidos quererem fazer parte delas!
O mundo viverá melhor se deixarmos o Santo Espírito nos ensinar a Verdade. Por isso, seria produtivo que os dons ministeriais fossem dados a servos responsáveis, que se preparam para deixar que Tu fales por intermédio deles.
O mundo espera mais dos salvos por Jesus: seu melhor testemunho, confirmado por sinais, prodígios e maravilhas. É bom Te servir, Senhor! Aqueles que Te amam, tendo bons despenseiros entre eles, serão pessoas aprazíveis!