Os fracos querem ser usados

2025-09-30 03:00:00
Porque nos regozijamos de estar fracos, quando vós estais fortes; e o que desejamos é a vossa perfeição.
2 Coríntios 13.9
Nas Escrituras, há passagens falando sobre os fracos na fé. De fato, eles precisam de fortalecimento, mas, sem a pregação da Verdade, por mais que desejem amar a Deus, jamais serão abençoados. Sem o sermão da fé, a Verdade jamais Se manifestará, e, sem ela, o homem não abrirá seu coração. O ensinamento religioso serve apenas para causar frustração aos perdidos. No entanto, quando estamos fortalecidos em Cristo, vemos o Salvador operar maravilhas!
O Senhor tem a saída para os fracos. Por isso, devemos declarar que somos fortes. Só o fato de tê-Lo conosco desperta uma força interior que nem conhecíamos. O enganador induz o homem a confessar palavras negativas e contrárias à Bíblia, uma vez que o inimigo sabe do poder da Palavra e da transformação que isso opera em nós. Ora, a confissão positiva anula qualquer sentimento negativo. Creia no Senhor!
Quem concorda com Deus é fortalecido e alcança a vitória. Os indivíduos que desprezam a instrução divina sofrem por concordarem com a mentira que o diabo tramou contra eles. Enquanto o inimigo inventa mentiras contra você, o Senhor declara verdades para enchê-lo do poder e da virtude que mudarão a sua vida. O Altíssimo sabe do poder que o transformará no vencedor, se confessar a Palavra.
Paulo mostrou que nem sempre os pregadores do Evangelho estão fortes, mas, mesmo assim, serão usados por Deus para levantar Seu povo. Não podemos aceitar as mentiras do diabo, pois elas nos fazem retroceder no propósito divino. Quando o maligno tentar nos ludibriar, devemos avançar e confessar que somos mais do que vencedores (Rm 8.37). Mesmo quando nos sentimos fracos ou fortes, essa percepção pouco importa, porque, quando o Espírito Santo Se move em nós, sabemos sair das crises.
Tanto o ministério da igreja quanto os membros devem caminhar rumo à perfeição, a fim de animar e fortalecer os cristãos. Nos filhos de Deus, habita o Espírito Santo que, se provocado, Se agitará em nós para nosso bem. Nossa transformação há de fortalecer toda a igreja, gerando um mover entre os irmãos para alcançar o melhor desta vida. Portanto, não se deixe levar pelo diabo para não irritar o Senhor!
Quando os israelitas esfriavam na fé, logo surgiam os inimigos para lhes tomar a colheita e trazer opressão. Então, o povo eleito orava para que o Altíssimo tivesse misericórdia dele. Logo, o Altíssimo enviava um dos profetas, e este ministrava uma mensagem que os levantaria, derrotando qualquer investida do inimigo (Jz 6.1-10). Nesse caso, o profeta correu os territórios de Israel com um só recado. Gideão sentiu a chamada e libertou sua nação!
Não importa o que as pessoas falam, mas, sim, o que você sente ser da vontade de Deus para fazer em prol da igreja. Quem crê possui uma força maior do que as demais pessoas (v. 11-14). Os chamados por Deus logo se destacam por causa da unção que carregam. Creia, e o Senhor libertará você e sua casa para ajudarem os fracos na fé!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Pai, nosso Conselheiro! Que dia foi aquele que Gideão ouviu o profeta dos Teus sonhos, homem que tinha uma mensagem para todos. Esse chamado exigia que o jovem pobre e sem forças superasse seu medo e confiasse em Deus. Assim, recebeu a força necessária para vencer e livrou Israel!
Ainda que a dificuldade seja grande, se Tu falares aos nossos corações, livraremos o país dos erros praticados por toda a parte. É tempo de fazer a Tua vontade prevalecer. Somos Teus servos!
Envia o Teu recado ao Teu povo, para que possamos fazer a Tua obra. O mundo precisa conhecer a Verdade. Estamos à Tua disposição para libertar os oprimidos do diabo. Usa-nos de acordo com os Teus planos!