Ouvir e praticar

2024-04-10 03:00:00
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Romanos 2.13
A Lei de Moisés veio dar um fim ao reinado da morte, conforme as Escrituras declaram. No entanto, poucas pessoas conseguiriam se livrar da condenação da consciência e obter a certeza da vida eterna. Então, o jeito era cumprir todos os quesitos da Lei, mas isso não era possível sem a obra a ser feita pelo Messias na Terra. O máximo de certeza que teria quem cumprisse a Lei era a de ser justificado. Hoje, só a graça justifica o homem!
Na carta aos Gálatas, Paulo fala sobre a Lei de Moisés, dizendo que, por ela, ninguém seria inocentado: Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada (Gl 2.16). A coisa mais fácil é você ser justificado diante do Senhor.
Quem deseja agradar a Deus e, por isso, ouve a Lei, esforçando-se para ser redimido, precisa aprender sobre a graça divina. A Bíblia orienta de modo bem diferente da dos ensinos religiosos, que pouco falam sobre a graça do Senhor trazida pelo próprio Jesus: Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo (Jo 1.17). Essas duas verdades eram tão importantes que foram reveladas por Cristo!
Paulo começa o versículo-base, dizendo que ouvir a Lei de Moisés não dava aos perdidos a certeza de que eram justos. Por isso, antes de Jesus vir ao mundo e Se oferecer para tomar os nossos pecados, os servos do Senhor do passado, ao morrerem, não iam direto para o Céu, mas esperavam que o Messias viesse e fizesse neles a mudança eterna. Eles olharam à frente e, após ressuscitar, foram levados à Glória por Cristo!
O Evangelho é a lei perfeita da liberdade, e os que nele creem não precisam de algo para ir ao Céu, mas confiar na Palavra sobre esse assunto. Ela declara que, mesmo que as pessoas praticassem os preceitos da Lei mosaica, precisariam ser justas. Isso ficava reservado para o dia em que o Salvador atravessaria o abismo e as alcançaria com a Boa Notícia. Jesus já fez isso; assim, cheias de felicidade, elas partiram para o Reino de amor.
As pessoas, hoje, precisam aprender que nada mais precisa ser feito em relação à felicidade e o amor eternos que elas abraçam quando ouvem sobre a ressurreição de Jesus para a redenção da humanidade. Ao se converterem, elas são admitidas como filhas de Deus e inocentadas da culpa, porque o preço da redenção foi pago. Portanto, procure saber os seus direitos em Cristo e pratique a justiça divina, para que você seja uma nova criatura. É isso que Deus anuncia!
Quando os cristãos entenderem essa declaração bíblica, passarão a viver vitoriosamente e não tropeçarão nas pedras colocadas pelo inimigo durante a caminhada com Jesus. Fuja do erro e jamais queira algo oferecido pelo diabo. A partir de agora, você foi inocentado. Nada que o maligno lhe envia deve ser aceito, e sim rejeitado com toda a firmeza de fé.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor amado! É bom saber que fomos justificados pelo ato de Jesus na cruz, em nosso lugar; por isso, entramos na batalha para sairmos com a vitória completa. Tu nos fizeste livres de fato. Somos gratos por essa obra!
Não basta crer, e sim agir como Tu declaras. Nada nem ninguém nos impedirão de viver a nova realidade espiritual. Somos o que Tu dizes a nosso respeito; assim, decidimos vencer e Te dar o verdadeiro louvor.
Tu és o Juiz do Universo, o Soberano! Passaremos a ser o que dizes, ter o que declaras nos pertencer e viver como a Tua Palavra diz ser a nossa posição diante de todas as coisas. Tudo faremos para a Tua glória, honra e o Teu louvor!