Para o rei não sofrer dano
2025-12-21 03:00:00
E sobre eles três príncipes, dos quais Daniel era um, aos quais esses presidentes dessem conta, para que o rei não sofresse dano.
Daniel 6.2
Na reforma governamental do Império Medo-Persa empreendida pelo rei Dario, três príncipes o ajudavam, para que ele não sofresse dano. Imagine o poder desses indicados! Eles eram os fiscais do monarca, cuidando das rendas e dos demais assuntos reais. Vale ressaltar que aquele território era tão extenso que chegava até a Índia. Um desses auxiliares era Daniel, o qual fora levado para a Babilônia e passou a ocupar a mais alta posição, ficando abaixo apenas do rei.
É recompensador ser fiel ao Senhor, pois Ele sempre nos conduz em triunfo (2 Co 2.14). Nada melhor do que servir ao Rei dos reis, ainda que sobre Daniel estivesse o majestoso Dario. O rei confiou a esse jovem o cargo de príncipe do império, com a incumbência de proteger o tesouro real de qualquer prejuízo. Nosso príncipe – como vou chamá-lo – era um verdadeiro servo do Altíssimo. Desde menino, em Judá, ele aprendeu a amar o Senhor e a seguir os ensinamentos das Escrituras Sagradas. Daniel servia a Deus com alegria (Dn 1)!
A Bíblia declara que a criança deve ser ensinada a obedecer aos mandamentos e crer nas promessas do Altíssimo (Dt 6.1-9). Daniel conhecia a história dos patriarcas do Seu povo, como Abraão, o qual fora chamado para deixar os seus parentes e imigrar para uma região que lhe seria mostrada. Naquela terra distante do lugar de onde saíra, Daniel continuou a servir ao Senhor, mesmo sabendo que a sua descendência pagaria caro pela chamada que tiveram e pela escolha de adorar o Altíssimo. Porém, seriam salvos!
O príncipe também havia aprendido a respeito dos Dez Mandamentos e, por isso, jamais se curvaria diante de qualquer imagem de escultura nem faria mal a ninguém. Ele era o homem certo para a missão que recebeu, por isso manteve o hábito de orar a Deus três vezes ao dia. Daniel se fortalecia nas promessas do Senhor e vivia para cumprir a vontade divina. Os servos de Deus são alegres!
Assim como Daniel amava o Altíssimo, Deus também o amava. Esse jovem foi levado à Babilônia com outros cativos escolhidos por Nabucodonosor para servi-lo. Mesmo na capital de um reino perverso, longe da família, dos seus amigos e parentes, Daniel continuou fiel, sem se abater pelas circunstâncias, pois sabia que tudo aquilo teria um fim. Imagine: um cativo sendo exaltado a príncipe sobre o maior império do mundo da época. O Senhor sabe promover!
Daniel não se deixava abater pelas provações que já havia enfrentado; seu foco estava nas tarefas que precisava cumprir para o rei Dario. Em breve, o rei seria orientado por Deus a permitir que os israelitas retornassem à sua terra para restaurar a nação e reconstruir o templo destruído por Nabucodonosor, que já havia morrido. Muitas pessoas sofrem injustiças ou maus-tratos, mas o essencial é manter o compromisso de revelar o Nome de Jesus por meio das nossas atitudes. Aja com fé!
Fomos salvos para proclamar a graça de Deus que nos resgatou do pecado e fazer de nossa vida um testemunho do poder divino. Não podemos ser infiéis, ainda que todos o sejam. O servo não tem poder sobre si, mas o Senhor sim. Sejamos servos dispostos a dar ao Altíssimo o louvor que merece. O Salvador nos arrebatou das chamas eternas!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus das maravilhas! Que distinção o rei Dario concedeu a Daniel, um homem que nem era do seu povo, mas um descendente de Abraão, Teu servo fiel. Aqueles que vêm da linhagem dos que Te serviram também são lembrados por Ti. Tu colocaste Daniel como um dos três príncipes do novo reino!
Ainda hoje, Tu fazes o mesmo com os fiéis – os que respeitam o lar do próximo e não discriminam ninguém por cor, raça ou gênero. Reconhecemos que Tu diriges os nossos passos e nos dás provas disso todos os dias!
Que a nossa vida seja sempre um testemunho fiel e santo, para que Te honremos! A nossa missão é anunciar a salvação em Jesus e viver a fé e o amor de modo genuíno, sem buscar honrarias humanas!
