Pela tua brandura

2024-02-16 03:00:00
Também me deste o escudo da tua salvação e, pela tua brandura, me vieste a engrandecer.
2 Samuel 22.36
O rei Davi foi usado nesse texto de modo grandioso, ensinando a quem procura viver na presença de Deus a despertar para seus direitos no Senhor. Sem esses entendimentos ministrados pelo salmista, ficaríamos vazios e fracos. Temos de desfrutar daquilo que o Senhor nos concedeu ao nos chamar para fazer a vontade dEle. Tudo é nosso!
Segundo Davi, o Altíssimo fez os seus pés como os das cervas (2 Sm 22.34) – ou corças. Trata-se de um animal cujo salto deixa os predadores enlouquecidos, pois conseguem escapar deles, correndo a 60 quilômetros por hora. Quando o caçador está chegando perto, ele consegue saltar até nove metros de extensão, e o caçador desiste da perseguição. O Senhor nos dá a mesma capacidade nas tentações que parecem assumir o controle da nossa vida e nos destruir (1 Co 10.13). Deus é Pai!
Se os seus pensamentos estão baixos, levando-o a se desprezar ou a se render à derrota, é possível escapar dessa situação com a velocidade das cervas. Não podemos deixar de usar esses recursos, pois, para o nosso bem, Deus nos colocou nessas alturas. O salvo só cai na mão do inimigo, se for ingênuo como algumas presas que acreditam que o fim delas chegou e o predador ganhou. Hoje, temos poder para repreender quem quer nos devorar (Lc 10.19).
Davi confessou que o Todo-Poderoso lhe instruía as mãos (2 Sm 22.35), dando-lhe habilidades ainda no ventre materno, para sair vencedor nas pelejas. Com a instrução do Altíssimo, você jamais perderá as batalhas. Desse modo, seja forte o bastante para dar aos predadores da sua alma a resposta à altura da tentação pela qual você passa. Seja forte!
A força com a qual você foi revestido ao nascer no Reino dos Céus é infinitamente superior aos poderes do reino das trevas usados contra você. Ainda no versículo 35, Davi explica que seus braços chegavam a quebrar arcos de cobre. Não importa a missão que Deus nos comissiona; mesmo sendo improvável para qualquer um, para nós, que cumprimos a vontade divina, será algo simples. Na verdade, o Senhor é a nossa habilidade, por isso seremos bem-sucedidos!
De posse do Escudo da salvação, quem nos resistirá? Serão os terríveis amorreus, como Seom e Ogue (Nm 21.21-30), acostumados a fazer maldade a quem cruzasse o caminho deles? Ou o gigante que desdenhava dos israelitas? A esse Davi mostrou que a vitória pertence a quem está nas mãos do Senhor. Qualquer um, até mesmo um rapaz de bom aspecto e educado na fé em Deus, deve dar o exemplo de que se vence o mal com a unção divina sobre si (1 Sm 17).
Veja o detalhe da revelação dada por Davi: Pela tua brandura. Não foi pela força bruta ou por outro meio que Davi se tornou o herói de Israel, mas pela brandura do Espírito de Deus, que o acompanhava nos louvores ao Senhor, nas batalhas pelo seu país e em prol da sua vida pessoal. Esse é o modo escolhido por Deus para engrandecer os Seus servos, e é assim que você tem de ser conhecido.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, nosso Preparador! Precisamos de Ti como nosso Senhor e Mestre, estando em Tuas mãos. Desejamos ser preparados para o dia da provação e mostrar nossa confiança em Ti. Dessa maneira, venceremos o mal!
Após nos teres ungido para agir maravilhosamente nos combates pela justiça do Teu Reino, Tu nos deste o escudo da salvação. Com ele, podemos fazer mais do que pedimos ou pensamos. Pai, o que nos interessa é o Teu amor incondicional. Obrigado!
O Teu Filho nos comprou para Ti e nos fez reis e sacerdotes, a fim de atuarmos no Teu Reino. Para cumprirmos nossa missão, precisamos que a Tua brandura nos guie e ensine; então, tudo o que disseste a nosso respeito se concretizará. O Teu propósito é nos engrandecer!