Pequeno e desprezado

2024-02-14 03:00:00
Pequeno sou e desprezado, mas não me esqueço dos teus mandamentos.
Salmo 119.141
Não importa a nossa estatura física, nem o cargo ocupado por nós. Não é o que as pessoas veem que nos distingue, e sim o que temos no coração. Há quem se faça líder e deixe de cumprir a missão reivindicada para si. O que Deus lhe deu para fazer e como você o executa devem ser as suas maiores preocupações. Afinal, seremos cobrados pelos talentos recebidos das mãos do Senhor (Mt 25.14-30). Cuide-se!
Ao nos dar uma tarefa, Deus já está nos preparando. Agora, a parte principal dessa preparação ficou para o início da obra, no meio e no final de tudo, por isso precisamos nos consagrar a Ele em oração e no estudo da Palavra. Nem sempre os chamados por Deus já passaram no teste, mas os escolhidos, sim (Mt 22.14). Porém, estes devem ficar atentos, pois receberão novas instruções enquanto estiverem fazendo a obra.
Se o salmista era de baixa estatura, ou considerado de pouco valor ou de valor estimado, isso não importa. Quem nos chama nos conhece desde a nossa concepção, e Ele trabalhou arduamente para nos fazer nascer com a capacidade de levar o Evangelho da salvação para esta geração, a qual se chegará ao Pai (Sl 139.1-16). Portanto, não considere que o simples fato de ser baixo seja um impedimento para fazer a obra do Altíssimo, porque o Senhor irá honrá-lo em toda provação. Você é o melhor de Deus para hoje!
Quem despreza os chamados pelo Senhor para a obra rejeita o próprio Deus. Esses insensatos se arrependerão por terem declarado que o Criador errou no que fez. Ora, o Senhor é reto em Seus caminhos, e os comissionados por Ele também devem ser irrepreensíveis. Entenda: ao escolher alguém para uma missão, o Pai já deu a ele a perfeição: Perfeito serás, como o SENHOR, teu Deus (Dt 18.13).
Ser baixo não é empecilho para ser salvo. Um bom exemplo disso foi Zaqueu, o publicano. Quando Jesus passava por Jericó, o Espírito de Deus deu um desejo a Zaqueu: avistar o Mestre. Então, aquele homem, iluminado pelo Senhor, subiu em uma figueira brava, pois Cristo passaria por ali, e ele poderia vê-Lo. O Salvador sabia para o que Deus O preparava. Assim, disse a Zaqueu: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa, e levou a salvação àquela família (Lc 19.1-10)!
O salmista também declarou que era desprezado. Ora, quem sofre a indiferença da sociedade encontra no Filho de Deus apoio para vencer e se tornar alguém de bom caráter e capaz de socorrer quem enfrenta adversidades. Temos de reconhecer que o Altíssimo realizou em nós a mudança necessária, quando estávamos sendo formados no ventre materno. Por causa disso, podemos cumprir a vontade dEle!
Diga a si mesmo que é irrelevante se alguém o chamar de baixinho ou altão. O que interessa é você saber que nasceu para executar o plano divino. Se obedecer aos mandamentos, será recompensado por toda a vida. Jamais negligencie as ordens de Deus nem as postergue, mas as cumpra o mais rápido possível.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, nosso amado Pai! Gostaríamos de conhecer o melhor da vida e seguir o Teu mandamento sempre. Sobre o fato de alguém não nos considerar aptos para realizar algo por causa de nosso aspecto físico, por exemplo, somos felizes por sermos a Tua imagem e semelhança!
Quando nos ajudares a cumprir as Tuas ordens, teremos um sentimento de gratidão e valor vindos de Ti, por isso, diante de Ti, nós Te agradecemos pelos Teus ensinamentos. Sendo Teus servos, desfrutamos daquilo que Tu nos providencias!
Zaqueu Te encontrou e se realizou em Jesus, hospedando o Mestre em casa. O povo testemunhou o publicano se arrepender e tomar a decisão de deixar as ofertas do mundo, para lutar na Tua força e se tornar bem-aventurado!