Perderam por não acreditarem

2025-09-21 03:00:00
E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.
Lucas 4.26
Jesus estava na sinagoga em Nazaré e falava sobre a obra do Senhor naqueles dias, mas as pessoas olhavam para Ele com suspeita. O Mestre conhecia o pensamento delas; então, por meio do Seu ensinamento, elas entenderam que não deviam desconfiar dEle. Afinal, sem o olhar da fé, nada receberiam de Deus. Mais tarde, elas se iraram com as palavras de Jesus, porém eram a verdade, e o Salvador queria apenas alertá-las.
Elas se lembraram do dia em que Elias, após repreender Acabe, teve de fechar o céu por causa da incredulidade do rei de Samaria. O profeta informou ao monarca que não haveria chuva nem orvalho naqueles anos até que ele mesmo autorizasse o tempo mudar (1 Rs 17.1). Acabe não creu no servo de Deus, e Elias foi embora. Os dias mostrariam a verdade, e assim se passaram mais de três anos sem chuvas (Tg 5.17).
O resultado da seca não foi só a grave fome no reino do Norte, mas também os desdobramentos da falta de plantio e colheita. Desse modo, o rei mandou procurarem por Elias em toda parte (1 Rs 18.10), pois havia concluído que o profeta era o responsável pela situação caótica daquela nação. O homem de Deus foi caçado na esperança de que fosse ajudá-los naquela crise. A unção falou mais alto!
Uma pessoa obediente ao Senhor recebe autoridade sobre todas as coisas até a vontade divina ser feita. Jesus podia curar todas as pessoas de Nazaré, se elas abrissem o coração para ouvir a Palavra. Hoje, somos membros do Corpo de Cristo, por isso, estando sob o comando do Altíssimo, podemos decretar aquilo que Ele nos autoriza. Vigie, ore e creia!
Jesus chamou a atenção daquelas pessoas por não respeitarem e guardarem as ordenanças do Senhor. Se nada fizessem com a fé que lhes fora dada, o prejuízo seria delas. Segundo o Mestre, havia muitas viúvas nos dias do profeta Elias na Terra, mas nenhuma delas cria de modo verdadeiro no Altíssimo. Porém, a viúva de Sarepta era uma serva fiel de Deus, lutou até o fim e foi atendida (1 Rs 17.8-16).
Talvez, as outras viúvas não tivessem atinado para o fato de que o Altíssimo podia multiplicar-lhes a comida, ou operar maravilhas na vida delas. No entanto, se não criam nEle, nada receberiam. Não importa há quanto tempo lhe tem faltado o pão ou outros alimentos; o princípio bíblico é que você deve colocar a sua fé em ação para ser atendido. Afinal, sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Seja abençoado!
Jesus providenciou cura para todo doente, mas, em algumas igrejas, os pastores afirmam que os dias de milagres já passaram. Já a Bíblia declara: Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente (Hb 13.8). Ele faz o mesmo hoje por meio da nossa ministração em Seu Nome. Somos responsáveis pela Sua obra!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus eterno e imutável! É bom ter sido ensinado na Verdade, e não nos relatos religiosos. Aqueles que aprendem de Ti pelas Escrituras se tornam bem-sucedidos na fé e, por isso, realizam a Tua obra com alegria e disposição!
Os nazarenos não deram crédito ao Nazareno. Cristo veio ao mundo para desfazer as obras do diabo. O erro dessas pessoas vai ecoar pela eternidade, pois aprenderiam mais de Jesus, se O tivessem sido procurado!
A viúva de Sarepta mostrou que confiar em Ti é a decisão mais sensata de quem precisa de libertação das aflições que atacam todo fraco na fé, e o remédio certo é Te ouvir e colocar a fé em ação. Tu és o perfeito Redentor!